Resumo
Devido a necessidade de realizar um trabalho articulado entre a saúde e educação, foram organizados encontros mensais entre técnicos do CAPS IJ, do CER “Princesa Victoria” e Educação Municipal com proposta de discutir temáticas relevantes; discutir casos índices; aproximar as equipes da Saúde Mental, Reabilitação e Educação; fortalecer a rede de cuidado dos usuários, possibilitando ações coletivas; promover a interface da saúde mental, reabilitação e educação a fim de qualificar, fortalecer e traçar estratégias para dinamizar a rede de cuidados da criança e adolescente, promovendo também ações preventivas no cuidado em saúde mental, além de fortalecer o papel do profissional da educação e ampliar seu protagonismo enquanto sujeito “do suposto saber”.
Para melhor reconhecimento e abrangência territorial, as equipes de saúde mental e reabilitação foram organizadas em miniequipes, distribuídas em territórios. São realizadas reuniões mensais nos territórios com duração aproximada de duas horas. Ao término de cada reunião, são organizadas as datas, locais e assuntos a serem discutidos no próximo encontro, de acordo com as dificuldades apresentadas por cada mini-equipe. O matriciamento saúde/educação possibilitou ampliar novos conhecimentos entre a saúde e a educação, olhando para a criança e adolescente de forma integral e singular, possibilitando a qualificação da rede, direcionamento mais eficaz para os encaminhamentos escolares e da própria saúde, viabilizando o fluxo da demanda para melhor atendimento e estreitar as relações entre os atores envolvidos.