Leitos de saúde mental em Hospitais Gerais: estratégia de expansão


Autor(es): Graziella Ferraresi de Castro, Fátima Amorim Avila e Merigley Carvalho de Arruda Albuquerque

UF/Cidade: São Paulo – Sorocaba

|

Período: 04/2024

Instituição/Serviço: Departamento Regional de Saúde

Público: Gestores ou coordenadores do serviço, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS

Articulação RAPS: 47 CAPS, Hospitais Gerais e Secretarias Municipais de Saúde

Articulação com outros setores: Ministério Público Federal


Resumo

A região do DRSXVI – Sorocaba/ SP, com 48 municípios subdivididos em 3 regiões de Saúde, trouxe a saúde mental como pauta prioritária nas oficinas de regionalização. A Rede de Atenção Psicossocial de Sorocaba, antes um polo manicomial com mais de 2000 leitos em 7 Hospitais Psiquiátricos, teve seu fechamento orientado pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de Sorocaba. Em 2018, o TAC foi concluído com o fechamento dos leitos psiquiátricos, mas a ampliação de leitos de saúde mental em hospitais gerais ainda é um desafio.

Leitos em hospitais gerais são essenciais para o cuidado humanizado e, por isso, a equipe de saúde mental do DRS XVI realizou a “Oficina sobre Implantação de Leitos de Saúde Mental em Hospitais Gerais”. Nosso principal desafio era enfrentar o preconceito que gerava receios nos gestores e equipes hospitalares. A concretização dos leitos requer também o alinhamento entre Gestão Municipal e Administração Hospitalar, e orientação quanto aos valores de custeio federal e estadual, frente a complexidade das implantações das enfermarias, assim se não trabalhássemos em todos esses aspectos seria muito difícil que atingíssemos o quantitativo de leitos necessários para o cuidado.

A oficina, com suas estratégias e produtos, permitiu imersão através de vídeos em Unidades Hospitalares, demonstrando realidades e possibilidades, o desenvolvimento do Manual de Orientação foi impactante e o link permite a qualquer profissional engajado acessar essa experiência. https://sites.google.com/view/oficina-de-saude-mental/página-inicial . Temos colhido bons frutos dessa experiência, com alguns municípios com leitos implantados e outros atuando para concretizar a proposta.

Vídeo

Palavras-chave: Cuidado em liberdade, gestão macrorregional da RAPS, leitos de hospitais gerais, RAPS, TAC de Sorocaba

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.