“Lugar onde se vê” (LOS): produzindo saúde mental


Autor(es): Jociellen Fernanda Goia de Souza, Juliene Patricia Antonio

UF/Cidade: São Paulo – Rio Claro

|

Período: Desde 08/2024

Instituição/Serviço: CAPS IJ

Público: Usuários – crianças ou adolescentes


Resumo

O CAPS IJ é um serviço da Rede de Atenção Psicossocial que atende crianças e adolescentes do município de Rio Claro e microrregião (Analândia, Itirapina e Corumbataí) com idade entre 03 e 18 anos incompletos. Pensando no cuidado com a saúde mental das crianças e adolescentes atendidas no CAPS IJ, iniciamos em 2024 um grupo de teatro (LOS – Lugar onde se vê), visando estimular o protagonismo, a interatividade, a expressão corporal, o pensamento, a concentração, a memória, e o improviso para lidar com diferentes situações cotidianas, visando à melhoria da saúde mental das crianças e adolescentes.

O grupo é realizado semanalmente por uma dupla técnica Psicóloga (com formação em teatro) e Assistente Social (com formação em arteterapia), com duração de uma hora, previsão de participação aproximadamente de dez adolescentes de quaisquer gêneros, com idade superior a 11 anos. São realizadas rodas de conversa; temas abertos e programados; dinâmicas de grupo; dança-teatro, música, automassagem, exercícios corporais, meditação, improviso, jogos e dinâmicas teatrais. O vínculo criado no grupo permitiu que todos se sentissem aptos a acolher e cuidar, agregando leveza às discussões mais complexas.

Vivenciar esta experiência nos fez perceber que encontrar e efetivar novos modos de cuidar em saúde mental de forma integral e em liberdade é necessário, e demanda articulação coletiva (não só de usuários, familiares ou profissionais de saúde, mas de todos). A poesia apresentada no vídeo: “Lugar onde se vê”, foi construída coletivamente pelo grupo, com a participação dos usuários, estagiárias e equipe técnica.

Vídeo

Imagens
Palavras-chave: CAPS IJ, oficinas expressivas, Reabilitação Psicossocial, saúde mental infantojuvenil, teatro

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.