Matriciamento em Rede de Saúde Mental


Autor(es): Roselene Evangelista de Assis, Tiago José Canali, Eliana Teixeira da Silva, Roberta Barbosa e Aline Alves Domingos

UF/Cidade: Paraná – Guaíra

|

Período: 07/2023 – 10/2024

Instituição/Serviço: CAPS I

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Gestores ou coordenadores do serviço

Articulação RAPS: Rede urgência e emergência, atenção primária, atenção especializada e CAPS

Articulação com outros setores: Saúde, Assistência Social, Saúde indígena – SESAI, Rede Urgência e Emergência, Rede Hospitalar, Rede materno infantil, entre outros


Imagem Padrão

Resumo

O matriciamento em saúde mental é uma estratégia que promove a construção compartilhada entre equipes para desenvolver intervenções pedagógico-terapêuticas integradas. No município de Guaíra/PR, desde julho de 2023, esta prática vem sendo implementada com base em legislações e normativas, fortalecendo a articulação entre serviços intra e intersetoriais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A iniciativa incluiu a construção de fluxos entre a atenção primária e especializada, o uso de instrumentos de estratificação de risco fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde e o desenvolvimento de um Plano de Cuidados intersetorial. Além disso, foram realizadas capacitações para trabalhadores da rede, ampliando a qualidade do atendimento e fortalecendo o cuidado integral.

Com esta experiência, Guaíra busca consolidar uma rede de saúde mental mais integrada, humanizada e resolutiva, alinhada aos princípios da RAPS e do SUS.

Palavras-chave: Cuidado integral, estratificação de risco, matriciamento, Rede de Atenção Psicossocial

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.