Resumo
Trabalho de grupo aberto, com música, em Centro de Saúde Mental. Ele acontece semanalmente, na sexta-feira, de 8:00 às 9:30. O público alvo é composto por usuários e acompanhantes do serviço. Tem como objetivo proporcionar espaço de compartilhamento de emoções e vivências, utilizando a música como recurso terapêutico para elaboração psíquica e promoção da saúde. O grupo iniciou em Setembro de 2023, como uma ação para a campanha do Setembro Amarelo, com o tema de valorização da Vida. A partir disso, essa atividade foi integrada de forma sistemática e a acontecer semanalmente. “Porque cantar, parece com não morrer…”, parafraseando Ednardo Sousa, músico.
Os objetivos específicos são: trabalhar temáticas relativas ao ciclo de vida, existenciais e desenvolvimento humano; evocar sentimentos e expressões que a música traz; proporcionar momento lúdico; compartilhar experiências, fortalecer vínculos; ampliar compreensão da saúde mental e integral; trabalhar a regulação do sistema nervoso. O método acontece através da audição da música escolhida, que se relaciona ao calendário de saúde ou a aspectos existenciais e culturais, neste aspecto, incluímos a diversidade. Em seguida, compartilhamos o sentimento e reflexão em grupo, provocada pela música.
Materiais utilizados: tela de projeção, data show, notebook, , caixa de som. Sentimos que essa atividade possibilita uma horizontalidade entre usuários do serviço e profissionais, onde a emoção circula e trocamos experiências. Acolhemos emoções e compreensões emergidas. Temos como desafio a descentralização do cuidado, limitado a terapêutica medicamentosa. Os resultados são avaliados através da narrativa dos usuários. Possibilitando ampliação da compreensão de si e do mundo.