Resumo
Este trabalho apresenta imagens em formato de diário de campo das ações realizadas pela equipe do Consultório na Rua em Palmas –TO vinculado à residência multiprofissional em saúde mental da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP). A residência é um processo formativo de especialização profissional que possui como cenários de prática o CAPS II, o CAPS AD, Consultório na Rua e a Unidade de Saúde da Família. O Consultório na Rua atua na modalidade de atenção primária de forma itinerante, ofertando cuidado em saúde para a população em situação de rua.
Entre os objetivos deste serviço cito: ampliar o acesso a diversos serviços para indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica; promover a garantia de direitos por meio de uma abordagem humanizada e integral; e ofertar atendimentos que favoreçam a qualidade de vida. As ações são realizadas diariamente no território, com busca ativa aos pacientes em seus pontos de referência. São oferecidas consultas e orientações de acordo com as necessidades de cada indivíduo, além de solicitações de exames e administração de medicamentos. Também são realizadas articulações intersetoriais para distribuição de kits de higiene pessoal, vinculação ao restaurante comunitário e emissão de novas vias de documentos pessoais, principalmente a usuários em uso prejudicial de álcool e outras drogas.
A partir disso, foi possível perceber a importância do serviço de saúde destinado à população específica, de modo a diminuir as barreiras que o sujeito enfrenta para ter acesso aos atendimentos, assim como o trabalho em rede para a integralidade do cuidado.