O matriciamento em saúde mental sob o olhar dos matriciadores


Autor(es): Núbia Dias Costa Caetano, Denyse Sales Veloso Albuquerque, Karla Daniele Melo Farias, Rachel Dias de Sousa, Raissa Débora Mendonça Aguiar Nobre e Renata Viana de Sousa

UF/Cidade: Ceará – Fortaleza

|

Período: 03/2019 – 11/2024

Instituição/Serviço: Centro de Atenção Psicossocial AD Sillas Munguba

Público: Usuários – crianças ou adolescentes, Usuários – adultos, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS

Articulação RAPS: APS


Resumo

O apoio matricial em saúde mental na atenção primária se constitui como um suporte técnico especializado, em que conhecimentos e ações, historicamente reconhecidos como inerentes à área ‘psi’, são ofertados aos demais profissionais de saúde mental e a equipe interdisciplinar de saúde na composição de um espaço de troca de saberes, invenções e experimentações que auxiliam a equipe a ampliar sua clínica e a sua escuta. O presente trabalho visa apresentar a experiência do matriciamento realizado por uma equipe de matriciadores vinculados aos Centros de Atenção Psicossocial da CORES III, CAPS geral, CAPS AD e CAPS Infantil em conjunto nas UAPs do território . A organização do matriciamento foi motivada pelas Equipes de saúde mental e programas de residências médica em Psiquiatria e Multiprofissional em Saúde. Participam do matriciamento os profissionais das equipes de referência das UAPs e das equipes de CAPS do território.

As principais estratégias utilizadas pelas equipes conjuntamente são: visita domiciliar, consulta conjunta e educação em saúde mental. São realizadas, em cada encontro, discussão de dois a três casos, uma visita domiciliar ou um momento formativo. Como um dos resultados, destacamos o compromisso no cumprimento das agendas de matriciamento por parte dos matriciadores, aliado ao incentivo e apoio da gestão dos serviços de saúde mental e da CORES III. Dentre os desafios a serem superados, apontamos a dificuldade de organização e planejamento das equipes das UAP’s, ficou evidenciado pouco alinhamento e ausência de informações sobre os casos que são discutidos nos encontros.

Palavras-chave: cuidado compartilhado, matriciamento, trabalho em rede intrasetorial

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.