O Renascimento Através da Atuação Pedagógica


Autor(es): Adriana Lima, Maria Júnia Pinheiro de Oliveira e Imaculada Rodrigues de Aguilar

UF/Cidade: Minas Gerais – Verdelândia

|

Período: Desde 04/2024

Instituição/Serviço: Centro de Atenção Psicossocial Dalva Maria de Carvalho -(CAPS1)

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS

Articulação RAPS: Unidade Básica de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde

Articulação com outros setores: Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)


Resumo

Essa experiência se deu através da história do Eduardo, um usuário que ficou 15 anos em seu quarto, recluso, não interagia e nem se comunicava com as pessoas e não saia de sua residência. Os profissionais de saúde do município de Verdelândia-MG possuíam muitas dificuldades na condução do caso como: a resistência familiar, rotatividade profissional e a não aceitação do usuário. Com isso, em uma reunião de rede intersetorial a pedagoga foi convidada a atuar no caso do usuário juntamente com a psicóloga da APS, na qual foi realizado a construção de vínculos, onde o mesmo aceitou que adentrassem em seu quarto. Mediante ao surgimento de várias indagações e questionamentos a pedagoga realizou a solicitação da trajetória escolar do usuário na superintendência, a fim de encontrar informações sobre o usuário para ajudar no planejamento das atividades.

Nesse sentido, os atendimentos eram realizados semanalmente através de leitura, pinturas e recortes com o intuito de acessar aquele indivíduo. O usuário se encontra bem, ainda interage através de gestos, no entanto tem aceitado outros profissionais e ambientes diferentes. Essa experiência demonstra a importância da persistência profissional independentemente da sua área de atuação, da construção de vínculo, da busca por informações sobre o sujeito, da participação da família no processo terapêutico e principalmente, demonstra a importância de não “desistir” do usuário mesmo se deparando com o sentimento de impotência diante do caso. Além disso, demonstra como o trabalho em equipe possibilita o desenvolvimento de estratégias para o bom andamento do caso e cumprimento do PTS.

Palavras-chave: acolhimento, persistência, renascimento

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.