O SOIS: Um refúgio para a reinserção social


Autor(es): Luana Simao, Rogério Aparecido Amancio, Cláudia Barboza Zastrow, Magna Brombini Otero, Katlen Lange, Eliete Bernadino A. Benfica, Eliete Fagundes de Almeida, Cristiane Regina Tavares, Maria Cristina Vegini e Mara Beatriz Souza

UF/Cidade: Santa Catarina – Joinville

|

Período: Desde 07/2005

Instituição/Serviço: SOIS – Serviços Organizados de Inclusão Social

Público: Gestores ou coordenadores do serviço, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Usuários – adultos, Família/comunidade

Articulação RAPS: CAPS AD, CAPS II Nossa Casa, CAPS III Dê-lirios

Articulação com outros setores: Secretarias da Educação, Desenvolvimento e Assistência Social


Resumo

O SOIS (Serviços Organizados de Inclusão Social) se destaca em Joinville/SC como um ponto de referência para aqueles que enfrentam os desafios da doença mental. Implantado em 2005, este serviço, integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), tem como principal objetivo promover a inclusão social de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, além daqueles que buscam superar os impactos do uso abusivo de álcool e outras drogas. O desafio à época era criar um local que mantivesse os usuários que haviam se estabilizado no CAPS inseridos nos espaços públicos e, desta forma, diminuir os casos de reagudização da crise.

A história do SOIS é marcada pela busca incessante por oferecer um atendimento humanizado e acolhedor, que valorize a autonomia e a qualidade de vida dos usuários. A equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, teraupeutas ocupacionais, assistente social e pedagogo, trabalha de forma integrada para desenvolver projetos e atividades que contribuam para a reinserção social dos participantes. O SOIS oferece uma variedade de oficinas e atividades que visam estimular a criatividade, o desenvolvimento de habilidades sociais e o resgate da autoestima dos usuários. Através de atividades como música, artes visuais, teatro e esportes, os participantes têm a oportunidade de se conectar com outros, expressar seus sentimentos e descobrir novos talentos.

O trabalho se destaca pela parceria com uma instituição formada por usuários, familiares e profissionais, que desenvolve atividades de geração de renda, produzindo e vendendo produtos artesanais, criando oportunidades de trabalho e incentivando a participação democrática e autonomia dos usuários.

Palavras-chave: arte, Cultura, Economia Solidária, Educação, Geração de Renda, inclusão social, Oficinas

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.