Resumo
O município de Muriaé, em Minas Gerais, possui uma rede robusta de assistência psicossocial para atender a sua população, especialmente em saúde mental e a população em situação de rua. Com serviços distribuídos entre Atenção Básica, Psicossocial, Urgência e Emergência, Residencial e Hospitalar, a cidade busca oferecer um cuidado integral, principalmente após a pandemia da COVID-19. Em novembro de 2022, foi implantada uma Equipe de Consultório na Rua, que já atendeu cerca de 350 pessoas em extrema vulnerabilidade. Este serviço tem atuado de forma itinerante, oferecendo cuidados em saúde física e mental, especialmente para usuários de substâncias.
Em março de 2023, reuniões intersetoriais foram realizadas para fortalecer a colaboração entre a Equipe de Consultório na Rua e os serviços de saúde mental (CAPS), com foco em oferecer um cuidado mais qualificado e integral. As ações realizadas incluem rotas noturnas, abordagens e atendimentos conjuntos, fortalecendo os vínculos entre trabalhadores e usuários. Os resultados observados até agora incluem aumento do vínculo entre profissionais e usuários, maior conhecimento das dinâmicas de vida nas ruas, e melhoria no retorno dos usuários aos serviços de saúde mental. Para aprimorar os serviços, estão sendo desenvolvidos indicadores de saúde para doenças crônicas transmissíveis e não transmissíveis.
Também estão sendo elaborados materiais educativos, como um Guia de Redução de Danos, com a participação da população em situação de rua, visando promover um SUS presente e eficiente nas ruas de Muriaé.