Resumo
O Grupo de Jovens se reúne semanalmente para abordar questões relevantes para os jovens usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Os participantes compartilham suas dificuldades e interesses, refletindo características dessa fase da vida, além das vivências relacionadas à saúde mental. O grupo visa promover a integração entre os jovens e sua aproximação ao serviço.
Ao ingressar no CAPS, muitos jovens enfrentam desafios de adesão e expressam desconforto em interagir com adultos, possivelmente devido ao fenômeno chamado “eu sou você amanhã”. A criação de grupos terapêuticos exclusivos para essa etapa da vida favorece a identificação entre os membros, facilitando a livre expressão de ideias e sentimentos. Além de lidarem com sofrimento ou transtornos mentais, esses jovens enfrentam questões típicas da juventude, como desenvolvimento da identidade, exploração de possibilidades de vida, diferenciação familiar, busca de trabalho e escolhas amorosas.
Falar diante do grupo é um desafio, pois muitos estão acostumados a assumir papéis de coadjuvantes. Assim, foi necessário suportar silêncios angustiantes até que se sentissem à vontade para participar. Durante as atividades, incentivamos sugestões que corressem aos interesses dos usuários, e um deles propôs uma oficina de fotografia. Essa oficina foi vista como um recurso interessante para promover o engajamento e novas formas de comunicação. Os jovens puderam explorar e capturar imagens, montaram uma apresentação, selecionando, editando e criando legendas para suas fotografias. Essa experiência proporcionou momentos de escolha, negociação, criatividade e fortalecimento da autoestima.