OFICINA DE INCLUSÃO DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA INTERAGIR


Autor(es): Tânia Moreira Couto Germano e Mila Cristian Duarte Luciano

UF/Cidade: Minas Gerais – Itabira

|

Período: Desde 01/2020

Instituição/Serviço: Centro de Convivência InterAgir

Público: Gestores ou coordenadores do serviço, Usuários – adultos, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Família/comunidade

Articulação RAPS: CAPS II e CAPSAD

Articulação com outros setores: Prefeitura Municipal de Itabira


Resumo

A inclusão digital é um processo fundamental para garantir a participação plena de todos na sociedade na era tecnológica. Pensando nas pessoas que enfrentam desafios relacionados à saúde mental, o Centro de Convivência InterAgir, um dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial de Itabira/MG e destinado à reabilitação psicossocial de pessoas com sofrimento psíquico, criou uma Oficina de Inclusão Digital com o objetivo de promover a inclusão digital e possibilitar os participantes a descoberta de talentos, habilidades e novas possibilidades. A construção dessa oficina deu origem ao boletim informativo “InterAgindo com Você”, que está na 29º edição. O objetivo da Oficina de Inclusão Digital não é apenas ensinar os conviventes a lidar com a tecnologia, mas também incentivar a expressão criativa e a socialização por meio de atividades online, desenvolvendo a oportunidade de cooperação, responsabilidade e resgate da cidadania.

Desde 2020, na sala de informática, acontece semanalmente os encontros onde os conviventes têm a oportunidade de aprender a utilizar computadores, navegadores, programas de edição, redes sociais, de escrever artigos, produzir entrevistas, compartilhar experiências pessoais e expressar suas opiniões sobre diversos assuntos. Essa iniciativa tem se mostrado extremamente positiva e transformadora, proporcionamdo o acesso à cultura digital, em um ambiente de troca de conhecimentos, fortalecimento de habilidades sociais e desenvolvimento da autoconfiança. O Boletim Informativo é uma ferramenta poderosa para combater o estigma em relação à saúde mental, quando compartilham suas histórias e perspectivas para a conscientização e a quebra de preconceitos, mostrando que as pessoas com sofrimento psíquico têm potencialidades.

Imagens
Palavras-chave: centro de convivência, CIDADANIA, experiência, inclusão digital, Informação, jornal, Transformação

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.