Resumo
Uma tripla parceria entre Sois – Serviços Organizados de Inclusão Social, Arte para Todos/Instituto Ímpar e Casa da Cultura, possibilitou a execução deste projeto de 2014 até 2022, a Saúde a Cultura e a Arte integradas promovendo protagonismo dos usuários/alunos. Na sala de ensaios, eles são alunos, o papel de paciente/cliente ou usuário fica de lado dando vez ao aluno de teatro, ao futuro ator ou atriz que ali tem espaço para desenvolver suas potencialidades, habilidades sociais, expressar sentimentos e desenvolver a coletividade.
A oficina de Teatro acontecia 1x por semana, na Casa da Cultura e ganhou visibilidade em Joinville onde fez diversas apresentações que ocorreram inclusive em outros estados, o grupo de apresentou em Campo Mourão no PR, Florianópolis na Alesc, entre outros locais. As apresentações levaram temas abordados em aula pelos próprios alunos, e as peças de teatro foram criadas em conjunto, o grupo todo teve voz. Uma das peças criadas, o Grupo de 8 com 12, abordou acerca dos direitos das pessoas com transtorno mental e a luta antinamicomial, o cuidado em liberdade. Baseada na Lei nº 10.216/2001 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.
Da oficina surgiu o Grupo de Teatro Louco é Pouco em 2023, já em 2024 fora dos espaços cedidos pela prefeitura o Grupo ganha independência, participa de novos projetos e como desdobramento está gravando um documentário intitulado: O que você sabe sobre mim?. E continua…