Resumo
Desde julho de 2024, as oficinas de Yoga ocorrem semanalmente no Centro Cultural Santo Eduardo e são abertas ao público, sem restrição de idade ou necessidade de experiência prévia. Elas também acontecem mensalmente em uma creche municipal, voltadas para as educadoras. A mediadora é psicóloga em uma UBS do território e instrutora de Hatha Yoga. O Yoga é uma prática que visa a integração entre corpo e mente por meio de posturas psicofísicas, exercícios respiratórios, prática meditativa e relaxamento guiado.
Esta prática foi incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS em 2017. As oficinas são realizadas em colaboração com outras trabalhadoras da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Embu das Artes. A ideia de realizar a oficina em um espaço cultural surgiu devido ao aumento da procura pela prática e à necessidade de ampliar o acesso. A realização foi possibilitada por uma articulação intersetorial. A prática foi iniciada na creche municipal após pedido da coordenação do equipamento, que buscava estratégias de cuidado para as educadoras, que estavam adoecendo diante dos desafios enfrentados no cotidiano da educação pública.
Entre os benefícios citados pelos participantes das oficinas estão a promoção de bem-estar, que pode ser sentido no corpo e de modo subjetivo, contribuindo para a diminuição de dores crônicas, redução dos sintomas de ansiedade, aumento da flexibilidade e da consciência corporal, aquisição de repertório para lidar com crises de ansiedade e uma melhora na capacidade de enfrentar sentimentos negativos e situações de conflito.