Oficinas Terapêuticas CAPS Vidativa: A utilização de Animações como ferramenta de Apresentação e Expressão das atividades do CAPS


Autor(es): Cinthia Barbara Miranda Vieira Nunes, Samira Jucielly Carlos da Silva, Isadora Araujo Oliveira

UF/Cidade: Goiás – Anápolis

|

Período: Desde 01/2023

Instituição/Serviço: CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL VIDATIVA ANÁPOLIS

Público: Usuários – adultos


Resumo

As oficinas terapêuticas são desenvolvidas no CAPS VIDATIVA com o intuito de promover a saúde mental, o desenvolvimento de habilidades e a inclusão social de pessoas com transtornos psíquicos. Permite que os pacientes expressem seus sentimentos e pensamentos, desenvolva novas habilidades, interagem com outros pacientes e equipe, além de realizar atividades produtivas. São atividades que também podem ser desenvolvidas em outras unidades, como a atenção básica e espaços comunitários. Para potencializar ainda mais essas oficinas e garantir que possam ser replicadas em outras unidades planejamos: Integração com a comunidade – promover eventos que integrem os pacientes com a comunidade, como feiras, exposições ou apresentações artísticas. Isso, pode ajudar a quebrar estigmas e fomentar o apoio social; Monitoramento e Avaliação – implementarum sistema de acompanhamento para avaliar o impacto das oficinas na saúde mental e bem-estar dos participantes. Feedback regular pode ajudar a ajustar a melhorar as atividades.

Parcerias Interinstitucionais – estabelecer colaborações com escolas, universidades e centros culturais para enriquecer as oficinas com novos conhecimentos, experiências; e Espaço para Reflexão – criar momentos dentro das oficinas para que os participantes compartilhem suas reflexões sobre o que aprenderam e como sentiram. Isso pode fortalecer a coesão do grupo e o aprendizado individual.

Vídeo

Palavras-chave: Habilidades e Inclusão Social, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.