Oficinas Terapêuticas no Cotidiado do CAPS e Intensificação de cuidados


Autor(es): Janielle Oliveira, Nycholas Camara Ibide

UF/Cidade: Bahia – Botuporã

|

Período: 2024

Instituição/Serviço: CAPS Urbino Tunes

Público: Usuários – adultos, Família/comunidade


Resumo

O Centro de Atenção Psicossociais (CAPS) do município de Botuporã – Ba, fornece acolhimento aos seus usuários oficinas terapêuticas que propiciam meios de buscar suas potencialidades, valorização dos aspectos saudáveis da vida, promoção da convivência, da socialização e da cidadania dos usuários, permitindo a expressão da subjetividade através das atividades coletivas terapêuticas. Nosso maior objetivo é a promoção da saúde e a realização de atividades produtivas dos usuários em grupo que afetam positivamente na melhora da qualidade de vida, através da oficinas de artesanato, atividades de vida diária e as oficinas expressivas plástica.

As oficinas de alfabetização tem sido de enorme importância, pois contribui para que, aqueles usuários que não tiveram acesso a escola, possam exercitar a escrita e a leitura. As oficinas de expressão verbal auxiliam os participantes na leitura, redação de texto e poesia. Por fim, a oficinas geradoras de renda vem como um instrumento de aprendizado de uma atividade específica, que poder ser igual ou diferente da profissão do(das) usuários(as). As oficinas geradoras de renda podem ser de: culinária, fabricação de velas, venda de livro, entre outras.

Por fim, com estas oficinas, o CAPS de Botuporã – Bahia, desempenha um papel fundamental na promoção da saúde mental e na inclusão social dos seus usuários, assim como oferta cuidado a pessoas em crise e desenvolve a intensificação de cuidados de forma paralela.

Palavras-chave: CAPS, crise, intensificação de cuidados, Oficinas Terapêuticas

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.