Olaria: A arte de moldar e ressignificar com argila


Autor(es): Caroline Azevedo e Flavia Moccia, Roberta Rodrigues, Andrezza Rocha, Sara Soares

UF/Cidade: São Paulo – Diadema

|

Período: 03/2023 – 10/2024

Instituição/Serviço: Caps Sul/Oeste

Público: Usuários – adultos

Articulação com outros setores: Cultura


Resumo

A experiência trata-se de uma oficina artística de cerâmica em um Centro de Atenção Psicossocial, voltada para usuários em grave sofrimento psíquico e rebaixamento cognitivo. A proposta visa estimular a expressão criativa e acolher as subjetividades dos participantes, promovendo habilidades psicomotoras e sociais. As atividades, realizadas desde março de 2023, são construídas coletivamente, permitindo que os usuários escolham e desenvolvam suas obras ao longo de vários encontros.

A metodologia inclui diversas técnicas de modelagem e queima, que se dão através da parceria com o Centro Cultural da região. Os resultados mostraram que a oficina melhorou a interação social entre os participantes, promovendo solidariedade e autocuidado. Os usuários demonstraram maior capacidade de concentração e autocritica, lidando melhor com frustrações. A evolução do processo criativo também ajudou a organizar seu mundo interno, possibilitando a redução crises graves.

Destaca-se a importância da arte na saúde mental, reforçando que a oficina é uma ferramenta valiosa para promover a autonomia e integração social. A articulação entre as secretarias de Cultura e Saúde ampliou a vivência dos usuários com a arte e os equipamentos de cultura do território.

Vídeo

Imagens
Palavras-chave: arte, Cerâmica, Cultura, Oficinas, Território

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.