Resumo
O CAPS IJ Girassol, localizado em São Sebastião do Paraíso (MG), busca ampliar o acesso ao cuidado em saúde mental através de ações inovadoras. A equipe promove grupos e oficinas terapêuticas em espaços públicos como praças, parques ecológicos e clubes da cidade, permitindo que crianças e adolescentes atendidos vivenciem experiências mais próximas à natureza e aos territórios locais. Essas iniciativas surgiram da necessidade de superar desafios relacionados à localização do serviço, que situa-se em uma região elitizada da cidade, o que dificultava o acesso e a adesão dos usuários.
Além disso, identificávamos que muitos adolescentes enfrentavam preconceitos em relação ao atendimento no CAPS. Ao levar as atividades para diversos espaços da cidade, o serviço não apenas diminuiu essas barreiras, mas também ofereceu um cuidado mais acessível, acolhedor e integral. Como estratégia para ampliar o acesso, os espaços do território passaram a ser usados como cenários para fortalecer vínculos, incentivar a socialização e ampliar o sentimento de pertencimento dos jovens. Essas ações contribuem para a construção da cidadania e a quebra de preconceitos e estigmas associados ao tratamento em Saúde Mental.
Por meio desse trabalho extra muros, o CAPS IJ Girassol desafia a cultura manicomial ainda presente na região, por estarmos localizados em um município que infelizmente mantém um hospital psiquiátrico. Ao ocupar territórios e oferecer cuidado em saúde mental de maneira acessível e inovadora, o serviço transforma estigmas em oportunidades de inclusão e pertencimento.