Resumo
O trabalho apresentado busca relatar as experiências das alunas bolsistas do PET-Saúde durante atividades em uma escola na zona rural de Santa Maria. O Programa Saúde na Escola (PSE) é crucial na promoção da saúde integral ao integrar ações de saúde e educação para crianças e adolescentes. Ele une práticas de promoção, prevenção e cuidado com a saúde mental, ajudando a formar indivíduos mais conscientes sobre sua saúde e o bem-estar coletivo. O ambiente escolar permite identificar precocemente fatores de risco, como bullying, violência e desigualdades, que afetam diretamente a saúde mental dos estudantes.
Com atividades como rodas de conversa, dinâmicas interativas e explicações, abre-se espaço para diálogo sobre temas frequentemente negligenciados, contribuindo para prevenir problemas de saúde mental e fortalecer fatores protetores no desenvolvimento dos alunos. O PSE articula unidades de saúde, escolas e serviços locais, promovendo comunicação eficiente entre a Atenção Primária à Saúde (APS), escolas e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A APS, porta de entrada do SUS, desempenha um papel essencial nesse processo, articulando ações no território e atendendo demandas locais de forma sensível, integrando alimentação saudável, exercícios e saúde emocional. Assim, o trabalho demonstra como ações integradas de saúde e educação transformam o ambiente escolar em um espaço de cuidado integral, fortalecendo o vínculo entre escolas, serviços de saúde e comunidade, além de prevenir problemas de saúde mental.