Projeto HortaSol: plantando saúde e gerando renda pela Economia Solidária


Autor(es): Aline Cristina Zerwes Ferreira, Brenda Pina dos Santos e Cassiano Robert

UF/Cidade: Paraná – Araucária

|

Período: Desde 04/2019

Instituição/Serviço: CAPS AD

Público: Usuários – adultos, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Gestores ou coordenadores do serviço, Família/comunidade

Articulação com outros setores: Associação Dr. Régis Viola


Resumo

Relato de experiência da implementação do Projeto HortaSol, que é desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) do município de Araucária (PR), desde 2019, e tem como objetivo principal a geração de trabalho e renda para os usuários deste dispositivo de atenção a saúde mental, por intermédio do plantio e da colheita de hortaliças sem agrotóxicos, no contexto da Economia Solidária.

Está vinculado a “Associação Dr. Régis Viola”, uma entidade civil deste município, filantrópica, sem fins lucrativos, sendo seus participantes os trabalhadores da saúde, os usuários e familiares que frequentam serviços da Rede de Atenção à Saúde. Este projeto, no contexto da Economia Solidária, favorece o conhecimento a experiência de possibilidades para além das gerações de renda, frequentemente, capitalistas. Assim, tem favorecido os espaços de identificação dos usuários do CAPS AD como um espaço de promoção, proteção e reabilitação na saúde mental.

Palavras-chave: Economia Solidária, Geração de Renda, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.