Projeto Orquiflora, inclusão pelo trabalho e expressão artística


Autor(es): Cleiton de Brito Bertusso Ferreira

UF/Cidade: São Paulo – Ribeirão Pires

|

Período: Desde 09/2023

Instituição/Serviço: Núcleo de projetos especiais

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Usuários – adultos, Gestores ou coordenadores do serviço

Articulação RAPS: CAPS


Resumo

A Rede de Atenção Psicossocial do município de Santo André apresenta vários dispositivos para o cuidado em saúde de base comunitária, na busca da proteção e da garantia de direitos das pessoas com transtornos mentais e suas famílias. Entre esses equipamentos está o Núcleo de Projetos Especiais (NUPE), concebido com o propósito de ser uma referência em promoção e inclusão social. As ações desenvolvidas pelo NUPE estimulam a criatividade e a autonomia dos indivíduos através da geração de renda alcançada pelo trabalho solidário e criativo direcionado aos usuários da rede de atenção psicossocial do município.

Tem como propósito ser uma importante ferramenta do processo de produzir saúde e acolhimento através de uma abordagem alternativa em favor da saúde mental, por meio do cuidado e da reinserção social de indivíduos mediante o trabalho e a expressão artística, utilizando o ambiente terapêutico favorecido pelo contato com a natureza, em um espaço de socialização e interação com base na liberdade para se expressar, sendo capaz de lidar com os estigmas e os obstáculos, bem como adquirir aprendizados e realizar a troca de experiências com outras pessoas.

A oficina é guiada por um profissional técnico em saúde e consiste em atividades ligadas ao plantio e cultivo de mudas de plantas ornamentais, como suculentas, orquídeas, entre outras espécies, seguindo as seguintes etapas: cultivo, adubação, irrigação e controle biológico.

Vídeo

Palavras-chave: inclusão e geração de renda, Trabalho em equipe

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.