Projeto Viva a Terceira Idade: A Vida dever ser comemorada!


Autor(es): Livia Emanuela dos Santos da Silva, Anna Beatriz Silva Pedrosa, Chrystiane Mercia Pereira da Silva, Elciene Teixeira de Miranda, Antonia Eligeania Bessa Dias, João Paulo Santos Rodrigues, Paulo Cesar Melo de Almeida, Maria Reiva Cavalcante dos Santos, Nadjane Medeiros e Leonor Lino

UF/Cidade: Alagoas – Arapiraca

|

Período: Desde 10/2024

Instituição/Serviço: USF CACIMBAS

Público: Outro


Resumo

O processo de envelhecimento é fisiológico, no entanto não é um processo fácil, já que por vezes acarreta diminuição de funcionalidade, perdas cognitivas, perdas dos vínculos sociais, podendo desencadear isolamento social, depressão e até suicídio (SOUZA, 2020). A ESF, da qual faço parte, tem 3.230 pessoas, dentre essas 66 são idosos acamados ou domiciliados, e possui 7 microáreas. A periodicidade do projeto é de forma semestral e engloba 1 microárea por vez.

Este relato de experiência refere-se ao cuidado com a pessoa idosa domiciliada ou acamada, com foco na saúde mental, contemplando o acolhimento, a humanização, autoestima, autoconfiança, apoio e motivação. Uma vez que, trata-se da comemoração do aniversário do idoso em seu domicílio pela equipe da ESF que o acompanha, levando frases de incentivo, apoio e motivação. No aniversário leva-se o bolo, bexigas, placas decorativas com palavras para ressaltar a autoestima do idoso. Cada componente da ESF fala uma frase para o idoso.

A saúde mental do idoso deve ser contemplada pelos profissionais, uma vez que existem dados expressivos de depressão e suicídio, além do abandono pelos familiares. Com esse projeto é notória a felicidade, aumento do vínculo e satisfação do idoso ao receber a equipe de saúde em sua residência com a surpresa do seu aniversário.

Vídeo

Palavras-chave: ESF, Humanização, idosos, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.