Resumo
O processo de envelhecimento é fisiológico, no entanto não é um processo fácil, já que por vezes acarreta diminuição de funcionalidade, perdas cognitivas, perdas dos vínculos sociais, podendo desencadear isolamento social, depressão e até suicídio (SOUZA, 2020). A ESF, da qual faço parte, tem 3.230 pessoas, dentre essas 66 são idosos acamados ou domiciliados, e possui 7 microáreas. A periodicidade do projeto é de forma semestral e engloba 1 microárea por vez.
Este relato de experiência refere-se ao cuidado com a pessoa idosa domiciliada ou acamada, com foco na saúde mental, contemplando o acolhimento, a humanização, autoestima, autoconfiança, apoio e motivação. Uma vez que, trata-se da comemoração do aniversário do idoso em seu domicílio pela equipe da ESF que o acompanha, levando frases de incentivo, apoio e motivação. No aniversário leva-se o bolo, bexigas, placas decorativas com palavras para ressaltar a autoestima do idoso. Cada componente da ESF fala uma frase para o idoso.
A saúde mental do idoso deve ser contemplada pelos profissionais, uma vez que existem dados expressivos de depressão e suicídio, além do abandono pelos familiares. Com esse projeto é notória a felicidade, aumento do vínculo e satisfação do idoso ao receber a equipe de saúde em sua residência com a surpresa do seu aniversário.