Resumo
O programa “AdoleSer De Boas” é uma iniciativa desenvolvida por profissionais de saúde em escolas públicas do município de Murici/AL, com o objetivo de prevenir o sofrimento mental, combater a violência escolar e capacitar professores para lidarem com questões psicológicas dos alunos. As atividades tiveram início em março de 2023 e são desenvolvidas com alunos de 11 a 17 anos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
O programa se divide em dois eixos: Educação Permanente, que pauta-se na instrumentalização de professoras para o reconhecimento e direcionamento de questões de saúde mental dos alunos; e Cuidado e Promoção da Saúde Mental, que trata-se do cuidado individual e especializado voltado aos alunos e professores, e à realização de grupos terapêuticos com os alunos com os temas: bullying, ansiedade, autolesão, comunicação não violenta, habilidades sociais e tipos violências, previamente recomendados por professores e/ou direcionados pelos próprios alunos.
As atividades do programa são conduzidas por equipes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da equipe multiprofissional na Atenção Primária (eMulti), que utilizam-se de abordagens como rodas de conversa, jogos, gincanas e uso de recursos áudio visuais e quadrinhos em seu desenvolvimento. Assim, o “AdoleSer De Boas” tem transformado a escola em um espaço seguro e acolhedor, reforçando o respeito mútuo e incentivando a resolução pacífica de conflitos. Com uma abordagem inovadora e colaborativa, o programa fortalece a resiliência emocional e contribui para um ambiente escolar inclusivo e saudável, beneficiando toda a comunidade escolar e inspirando novos modelos de promoção da saúde mental infanto-juvenil.