Promovendo o cuidado e fortalecendo os profissionais para o ambiente de serviço mais acolhedor


Autor(es): Geilson Camilo da Silva, Everaldo GBN

UF/Cidade: Alagoas – Santana do Ipanema

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Período: Desde 11/2022

Instituição/Serviço: CAPS AD III – Dra. Consuelo Figueiredo de Mariz

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS

Articulação RAPS: CEREST – Centro de Referencia da Saúde de Trabalhador e Secretaria Municipal de Saúde


Resumo

A humanização no ambiente do CAPS AD III é essencial para promover um atendimento acolhedor e eficaz para os usuários do serviço. Diretrizes das Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) reforçam a importância de espaços de educação permanente e continuada, fundamentais para o aperfeiçoamento profissional e para a valorização dos trabalhadores.

Práticas como a escuta ativa, a liderança empática e a humanização no relacionamento com os funcionários fortalecem o vínculo entre equipe e pacientes, criando um ambiente seguro e de confiança. As estratégias de “cuidando do cuidador” e a valorização dos espaços de fala e escuta dos profissionais contribuem para a saúde mental e bem-estar dos trabalhadores, possibilitando um cuidado mais integral aos usuários.

A gestão participativa também desempenha um papel crucial, promovendo o engajamento dos trabalhadores nas decisões e no desenvolvimento das ações no CAPS AD III. Quando a equipe é tratada com respeito, apoio e valorização, esses comportamentos tendem a ser refletidos nos cuidados oferecidos aos usuários, criando um clima organizacional positivo que impacta diretamente na efetividade das intervenções terapêuticas e na recuperação dos usuários.

Palavras-chave: apoio, Humanização, profissionais, Saúde Mental, Trabalho em equipe

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