Promovendo saúde através de atividades de reabilitação psicossocial no território. A vivência do Grupo de Mulheres em uma Associação de Mulheres


Autor(es): Rita Silva Barbosa, Paula Emília Adamy

UF/Cidade: Rio Grande do Sul – Porto Alegre

|

Período: Desde 2023

Instituição/Serviço: CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL CAPS AD III PARTENON LOMBA DO PINHEIRO

Público: Usuários – adultos

Articulação RAPS: ASSOCIAÇÃO DE MULHERES MARIA DA GLÓRIA AMMG


Resumo

O Grupo de Mulheres do CAPS AD III PLP ocorre desde 2023 na Associação de Mulheres Maria da Glória (AMMG), localizada no Morro da Cruz – Porto Alegre. Atualmente, esses encontros acontecem quinzenalmente no turno da manhã. As mulheres usuárias do CAPS AD participam das atividades da cozinha comunitária auxiliando no preparo de refeições, também participando de oficinas realizadas pela associação.

A potência desses encontros apresenta-se como uma atividade de reabilitação psicossocial através de uma estratégia de resgate e construção da autonomia, autocuidado, ampliação de redes sociais. Além de estimular o protagonismo de mulheres, conforme descrito na Portaria Nº 130, DE 26 DE JANEIRO DE 2012 (Ministério da Saúde), Art. 6°, Seção I “Da atenção integral ao usuário no CAPS AD III”.

O desenvolvimento dessas atividades contribui para a reabilitação psicossocial das mulheres usuárias do CAPS AD e para a comunidade. Considerando os estigmas e as vulnerabilidades das mulheres que apresentam sofrimento psíquico em decorrência do uso prejudicial de álcool, crack e outras drogas. O Grupo de Mulheres “Fora do CAPS AD” visa a longo prazo aumentar o número de participantes no Grupo e a participação de mulheres nas outras atividades ofertadas na AMMG como a Grupo de Horta e as Oficinas de Geração de Renda e Trabalho. MINISTÉRIO DA SAÚDE. PORTARIA Nº 130, DE 26 DE JANEIRO DE 2012.

Palavras-chave: mulheres, Protagonismo, Território

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.