“Que corre é esse?”O trabalho do articulador de território na Clínica da Infância e Adolescência


Autor(es): Kelison Gomes Borges Silva e Thais Oliveira de Britto

UF/Cidade: Minas Gerais – Belo Horizonte

|

Período: Desde 12/2017

Instituição/Serviço: Centro de Referência em Saúde Mental Infanto-Juvenil (CERSAMI)

Público: Gestores ou coordenadores do serviço, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS

Articulação RAPS: Consultório na rua; Arte da Saúde; CERSAM’S; Centro de convivência

Articulação com outros setores: Conselhos Tutelares, Rede de Acolhimentos Institucionais, Rede de Assistência Social, PPCAAM – Programa Nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente Ameaçado de Morte, Sistema Socioeducativo, Escolas


Resumo

Este texto tem como objetivo localizar o papel do Articulador de Território, categoria inserida no Centro de Referência em Saúde Mental Infanto-Juvenil (CERSAMI), como parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Belo Horizonte. Pretende-se mapear as atividades desses profissionais e reafirmar a importância do cuidado em liberdade, seguindo os princípios do SUS e da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, bem como a articulação com o território como ponto-chave para o tratamento. Destacamos, assim, o fazer dos articuladores de território, categoria inserida a partir do PAD AD (Projeto de Atenção Domiciliar – Álcool e Drogas), pensado como uma modalidade de cuidado e promovendo o elo entre o usuário e as possibilidades de inserção no território.

Para tanto, bordejamos o conceito de articulação de território, a partir da prática vivenciada no CERSAMI Nordeste, entendendo como multifacetado e podendo variar dependendo do contexto em que é utilizado: espaço pessoal, social e comunitário, institucional. Desde a implantação do projeto, muitos usuários foram beneficiados por meio de articulações que contribuíram para o desenvolvimento da autonomia, a ampliação da rede de relações, a efetivação de direitos, o desenvolvimento da cidadania e a continuidade do cuidado em território.

Palavras-chave: Articulador de território, Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.