Resumo
O Centro de Convivência da Escola Livre de Redução de Danos é um espaço de convívio e vinculação que, amparado pelo paradigma ético da Redução de Danos (RD), atende pessoas em vulnerabilidade social e uso de substâncias, principalmente crack, no centro da cidade de Recife-PE. O projeto tem como objetivo a oferta de atenção básica em saúde, a prevenção ao HIV e outras ISTs e a promoção de bem-estar. A partir dos dados que indicaram a alta prevalência de HIV (5,4%) e sífilis (22,4%) nessa população, segundo dados da Fiocruz-PE, buscou-se articular junto aos órgãos de saúde para facilitar a oferta de testagens, tratamento e prevenção de HIV/ISTs para os beneficiados do projeto.
As testagens e processos educacionais e de prevenção foram realizados em conjunto com as equipes do Consultório na Rua, aplicadas em grupos operativos no curso de fortalecimento pessoal e social de pessoas que usam drogas, envolvendo homens e mulheres cisgêneros e transgêneros, em vulnerabilidade social. O público atendico inclui situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas. Os encontros (6 meses de acompanhamento) apresentaram estratégias de RD e promoveram debates sobre masculinidades, mulheridades, desenvolvimento da autoestima, mandala de prevenção combinada, desenvolvimento de agenda financeira, entre outros.
Os beneficiados receberam uma bolsa mensal de 200 reais e foram testadas 71 pessoas ao total de 4 ações. Foram diagnosticados 8,6% de casos de HIV e 28,6% de casos de sífilis. As ações de testagem possibilitaram o autocuidado e viabilizaram a aproximação com os centros de tratamento, amplificando as ações de interlocução entre Estado e Sociedade Civil.