Resumo
Atuo com a equipe multiprofissional. Realizo o acolhimento inicial, escuta de TR, matriciamento, busca ativa de pacientes, acolhimento 24hs, acolhimento diurno, enfim, todo cuidado centrado no paciente. Minha equipe e eu temos trabalhado na organização do processo de trabalho de forma colaborativa. Promovemos reuniões semanais, onde todos os profissionais têm a oportunidade de compartilhar suas experiências e discutir caso. Conduzo o grupo das mulheres, proporcionando encontros regulares, nas terças-feiras às 9h, com oficinas terapêuticas realizando atividades rotineiras com autonomia, enfrentamento de situações cotidianas e geração de renda. Formando grupos de apoio, onde discutimos temas como autoestima, autonomia e estratégias de enfrentamento.
Assim elas podem compartilhar suas histórias, desafios e conquistas. Essas atividades têm se mostrado eficazes, contribuindo para a redução do estigma e promovendo um ambiente de troca e empoderamento entre as participantes. Meu cotidiano de trabalho é centrado na promoção de um cuidado integral e humanizado às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, cujo objetivo principal é proporcionar suporte e acolhimento, garantindo que as mulheres se sintam seguras e respeitadas em sua jornada de recuperação. Para promover o acolhimento e o cuidado, adotamos uma abordagem centrada na escuta ativa e respeito às individualidades. Cada participante é recebida com empatia, e as intervenções são adaptadas de acordo com suas necessidades específicas.
Além disso,fazemos o acompanhamento contínuo, que assegura que as mulheres não se sintam sozinhas em sua trajetória. A condução do Grupo das Mulheres no CAPS AD III, tem sido uma jornada de aprendizado e crescimento.