Resumo
Setembro de 2023, a equipe do CAPS II de Itajaí/SC realizou um sarau cultural, como parte da programação do Setembro Amarelo. Nas semanas seguintes, percebeu-se o impacto positivo nas relações dentro do serviço. A equipe identificou o potencial de produção de saúde ao abrir espaço e dar evidência aos desejos e à alegria num ambiente marcado por falas de doença e sofrimento. Surgiu o Sarau Cultural do CAPS II como um evento mensal, cujos principais objetivos são transformar os espaços sociais da diferença e do diferente, valorizar a diversidade e reafirmar a arte e a cultura como estratégia de valor social.
Baseado em expressões artísticas, oferta que os participantes explorem e compartilhem suas experiências de forma criativa, através de histórias, músicas, poemas, danças e obras de arte. Expressando identidades individuais, mas também construindo significados coletivos, vê-se um processo de interação e colaboração que possibilita ampliação de habilidades emocionais, sociais e artísticas. Promove ainda o empoderamento, ao demonstrar que, apesar de ser desafiador, as apresentações têm o poder de emocionar e impactar os demais. Após 11 edições, percebe-se a consolidação e o reconhecimento deste espaço como libertador e como vitrine para as potencialidades. Medos são desafiados e superados; interações sociais acontecem por meio da arte e dos ensaios preparatórios dos artistas; objetivos de vida são (re)despertados, e realizações pessoais alcançadas.
Dessa forma, o foco na doença é deslocado e a reabilitação psicossocial na prática é vista, promovendo uma cultura de cuidado e compreensão, onde apoio e respeito são estendidos a todos.