Resumo
Movimento Social auto-organizado por profissionais, usuários(as), familiares e profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Estado de Goiás, docentes e discentes da Universidade Federal de Goiás (UFG) e sociedade civil, que objetiva, por meio da realização de um Sarau virtual, divulgar as produções oriundas das unidades e parcerias, a arte e cultura populares, valorizar e resgatar histórias, biografias e produções de pessoas em sofrimento psíquico.
O objetivo é visibilizar a RAPS e denunciar as frequentes tentativas de distorções da Política Nacional de Saúde Mental, em consonância com a Reforma Psiquiátrica (Lei 10.216/2001). O projeto iniciou-se no ano de 2021, na pandemia, em uma ação para lembrarmos a data do 18 de maio e devido ao momento fizemos ele de forma online, tendo ocorrido quatro edições até o momento, tendo mais de 200 publicações na página do Instagram @saraurexistimos. O movimento acontece com a realização de reuniões para sugestões e deliberações das tarefas. As reuniões acontecem de forma virtual , pela plataforma online , onde é decidido a forma que ocorrerá a edição.
A atividade proposta se justifica pela relevância em visibilizar o cuidado em liberdade, de denunciar os retrocessos apresentados pelo poder público, resistir e impedir os desmontes e pressionar por políticas públicas que protejam a vida, a saúde, os direitos e autonomia, e, por meio da arte e cultura populares, valorizar e resgatar histórias, biografias e subjetividade de pessoas em sofrimento psíquico ou com necessidades de saúde decorrentes do uso de álcool e outras drogas.