Saúde Mental de Adolescentes LGBT+: uma tecnologia educativa para o combate à LGBTfobia


Autor(es): Joao Antonio Smania Gomes, Helena Moraes Cortes e Marcelo Sebastião Rocha

UF/Cidade: Santa Catarina – Florianópolis

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Período: Desde 03/2024

Instituição/Serviço: UFSC – Universidade Federal d0e Santa Catarina /Escola Básica Municipal Osvaldo Machado/ Centro de Saúde Ponta das Canas

Público: Outro

Articulação RAPS: Centro de Saúde (UBS)

Articulação com outros setores: Educação


Resumo

Trata-se de um projeto de mestrado profissional em saúde mental e atenção psicossocial de uma universidade pública do sul do país que emerge da prática de um médico de família e comunidade. O objeto da intervenção tem como foco a saúde mental de adolescentes LGBT+ nas escolas, com vistas a criação de uma tecnologia educativa para combater a LGBTfobia.  O projeto busca desenvolver uma ferramenta educacional que possa ser usada por professores da rede pública de ensino de uma cidade no sul do Brasil, visando aumentar a compreensão sobre a diversidade de gênero e sexualidade e, consequentemente, reduzir o preconceito e o bullying nas escolas com vistas à produção de saúde mental.

A pesquisa é motivada pela constatação de que adolescentes LGBT+ sofrem uma série de violações de direitos, muitas vezes ligadas à falta de compreensão e preparo dos educadores sobre a diversidade de gênero e sexualidade.  Destaca-se a importância de intervenções no ambiente escolar para reduzir as desigualdades de saúde mental, visto que o preconceito e a discriminação contribuem significativamente para o adoecimento mental dessa população. Utilizando a metodologia da Pesquisa Convergente Assistencial (PCA), a proposta inclui a análise das concepções de professores sobre diversidade de gênero e sexualidade e o desenvolvimento de uma matriz educacional com base nessas percepções. Resultados:

O projeto visa transformar as práticas educacionais, promovendo um ambiente mais inclusivo e acolhedor para adolescentes LGBT+, além de melhorar suas condições de saúde mental ao enfrentar a LGBTfobia nas escolas

Vídeo

Palavras-chave: adolescentes LGBT+, ambiente escolar, Atenção Psicossocial, bullying, diversidade de gênero, educação em saúde, formação docente, intervenção educacional, LGBTfobia, preconceito, Saúde Mental, sexualidade, tecnologia educativa

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