SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: caminhos para autonomia


Autor(es): Paulo Roberto Spina, Amanda Menon Pelissoni, Larissa Fonseca Borges Lopes e Patricia Aline de Almeida

UF/Cidade: São Paulo – São Paulo

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Período: Desde 02/2023

Instituição/Serviço: CAPS Adulto III Paraisópolis

Público: Usuários – adultos

Articulação RAPS: UBS

Articulação com outros setores: Educação


Resumo

Na saúde mental, é comum que os profissionais incentivem os usuários a se engajarem em atividades no território. Mas nesta experiência relatada entre o CAPS Adulto III Paraisópolis e o CIEJA Campo Limpo aconteceu uma dinâmica diferente: foram os próprios usuários que, ao apresentarem o desejo de voltar a estudar e manifestarem os obstáculos, movimentaram a equipe do CAPS para construção da articulação em um projeto de rede. Juntos, percorremos um caminho para fortalecer a autonomia e ampliar as possibilidades de cada usuário.

Como o retorno aos estudos pode potencializar outros objetivos de um projeto terapêutico singular? Como criar laços sólidos com um serviço de outra área? São estas as questões que nortearam nosso relato, compartilhando uma experiência de parceria que busca construir laços e abrir novas perspectivas de inserção e reabilitação psicossocial.

Palavras-chave: articulação de rede, Educação, Projeto terapêutico, Protagonismo, Reabilitação Psicossocial

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