SAÚDE MENTAL NA SUA ORGANIZAÇÃO DENTRO DA RAPS EM ÂMBITO MUNICIPAL


Autor(es): Raquel da Crus de Souza, Jarneide da Silva Lima

UF/Cidade: Acre – Acrelândia

|

Período: 2023

Instituição/Serviço: ATENÇÃO PRIMARIA EM SAÚDE E CAPS I SALVADOR DIAS DA SILVA

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Usuários – crianças ou adolescentes, Usuários – adultos

Articulação RAPS: Unidades Básicas de Saúde


Resumo

O município de Acrelândia é localizado no estado do Acre, foi criado em 28 de Abril de 1993, com Área territorial: 1.811,613km [2022], e População residente: 14.021 habitantes [2022]. Atualmente o município possui 6 (seis) unidades de Estratégia saúde da Família (ESF), sendo 3 (três) em zona rural e 3 (três) em zona urbana, e 01 Centro de Atenção Psicossocial I.

Visando a estruturação da rede de saúde mental no município de Acrelândia, após análise e levantamento de dados, incluindo territoriais, detectamos uma deficiência no fluxo pré-estabelecido e uma super lotação no Centro de Atenção Psicossocial I. Portanto, após pesquisas, implantamos novo fluxo e uma forma de identificação para encaminhar os pacientes de forma correta e coerente, conforme a necessidade de cada paciente. Iniciamos com 2 (duas) ESFs pilotos, sendo 01 de zona Rural e 01 de zona urbana, capacitando a equipe com o novo fluxo e a nova ferramenta de estratificação.

Enquanto as ESFs iniciaram com o novo fluxo e estratificação, simultaneamente, a equipe CAPS I iniciou uma busca ativa de todos os pacientes que ingressaram pelo estabelecimento, realizando o novo instrumento da estratificação, com intuito de avaliar o paciente e referenciar para as ESFs de suas áreas correspondentes. Quando finalizamos as 2 (duas) ESFs, iniciamos com mais 2(duas), sendo o mesmo critério que a anterior. Todo esse processo de reorganização da rede teve duração em média de 1 ano e até então vem dando resultados positivos para a rede da RAPS em nosso município.

Palavras-chave: fluxo de saúde mental em rede, reorganização

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.