Saúde mental presente


Autor(es): RAQUEL RUTH VIEIRA COSTA DOS SANTOS

UF/Cidade: Maranhão – São Luís

|

Período: 05/2021 – 07/2022

Instituição/Serviço: Programa Melhor em Casa

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Usuários – adultos, Família/comunidade, Gestores ou coordenadores do serviço

Articulação RAPS: Unidade Básica de Saúde e Coordenação Municipal de Saúde Mental


Resumo

Minha inspiração veio quando eu entendi que poderia escrever uma história verídica e vivida no Programa Melhor em Casa do SAD – Serviço de Atenção Domiciliar de São Luís (MA), em poesia, ao tomar conhecimento deste processo. Surgiu aqui a oportunidade de eu realizar algo diferente do habitual e com criatividade, de contar um caso complexo de Saúde Mental que acometeu com uma usuária que tinha uma debilidade persistente por mais de 3 (três) anos percorridos em tratamento ambulatorial e hospitalar, e que não apresentava melhoras em sua saúde, de um modo diferente com rimas. E foi no Programa Melhor em Casa que ela foi diagnosticada com depressão catatônica severa pelo médico da equipe, em detrimento, a um diagnóstico anterior de AVC, local onde aconteceu e gerou inspiração para realização deste trabalho.

Toda equipe assistencial do programa se mobilizou diante dos ganhos diários que se estava alcançando, principalmente, a dupla parceira do médico com a terapeuta ocupacional que apresentou um cuidado diversificado, diferenciado e desafiador diante da depressão que surgiu bem a nossa frente, algo inédito. O sucesso na recuperação da paciente ficou marcado na vida de todos os envolvidos, que se seguiu com uma alta responsável da paciente do Programa, através da articulação deste serviço com a Rede Psicossocial do município de São Luís, para a continuidade do seu cuidado. M.R.S.S recebeu alta clinica dessa assistência com um pouco mais de 1 (um) ano, com todas as suas atividades de vida diária (AVD) restabelecidas.

Palavras-chave: cuidado e integralidade, diagnóstico, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.