Resumo
Introdução: O Sextou no CAPS RENASCER iniciou em fevereiro/2023 após período pandêmico no qual passamos por situações de isolamento, atendimentos protocolares e restritivos.
Objetivo: Romper com o engessamento das ações de cuidado e promover uma clínica orgânica, artesanal, que estimule a criatividade e o olhar para além do sofrimento.
Metodologia: O Sextou acontece todas as sextas-feiras a tarde, no CAPS II Renascer, em Viamão/RS. As atividades são distribuídas em quatro pilares: Sarau (música, teatro, exposição de desenhos), Cinema, Artesanato e Temas Livres (passeio, palestras e outros). Elas acorrem na sala de oficinas do CAPS, equipada com mesas, cadeiras, armários com materiais didáticos e instrumentos musicais (violão, tambor); podendo acontecer na rua (parques, praças, exposições). As propostas são organizadas no coletivo (profissionais do serviço e usuários).
Considerações: Com um ano de ocorrência a potência aparece na maneira como facilitamos a expressão das emoções, sentimentos e pensamentos de forma criativa. Reflete na equipe também, pois tornou-se um outro espaço para estar e trabalhar, onde os encontros são mais sinceros, os vínculos (trabalhador/trabalhador, trabalhador/usuários, usuários/usuários) se estreitaram. Conversas sobre autocuidado, adesão ao tratamento, arte, cultura e exercício físico foram sendo re(tratadas) de um lugar mais afetivo e efetivo. A Organização Mundial da Saúde, aponta que atividades como essas controlam e previnem o estresse e a ansiedade; aumenta a autoestima, a autoaceitação e a autoconfiança. O Sextou no CAPS transformou as tardes de sexta repletas de crises em tardes recheadas de ferramentas de ressignificação.