Resumo
O Grupo Teatral Nau da Liberdade comemora seus 10 anos de existência, resistência e fazer artístico, com a criação e estreia de seu mais novo espetáculo teatral, intitulado “SÓMARÉ”. A Nau da Liberdade começa onde a Saúde Mental e as Artes Cênicas se cruzam. Trata-se de um coletivo de artistas diagnosticados e não diagnosticados que pautam a lei antimanicomial e o cuidado em liberdade. Surgiu no ano de 2013, através de uma residência artística com o grupo teatral italiano Accademia Della Follia dentro do Hospital Psiquiátrico São Pedro.
O novo espetáculo foi construído com base nas experimentações e vivências do coletivo, bem como nas subjetividades e vivências de cada indivíduo que compõe a criação, pautando o cuidado em liberdade e a luta antimanicomial. Com uma extensa equipe, que agrega profissionais de diversas áreas das artes cênicas do estado ao grupo já consolidado, o trabalho estreou no dia 18 de outubro, no Estúdio Stravaganza, em Porto Alegre, RS.
O que é a loucura? 10 atores, atrizes, atrozes e também não-atores, não-atrizes, não-atrozes trazem à cena memórias e criações vividas a partir da caminhada da luta antimanicomial. Encontram no teatro a potência da livre expressão para seguir em frente no cuidado em liberdade. Na idade média éramos excluídos e jogados ao mar. Hoje somos o próprio mar. “SÓMARÉ” é um exercício de alteridade, amor, convívio e denúncia. Entre realidade e ficção, remédios e camisas de força, o cinza e o colorido, o pertencimento e a exclusão, o que fica?