TEA, Atenção Básica e CAPS infanto juvenil


Autor(es): Ana Carolina Salerno Malatesta Avamileno e Maria de Fátima Conceição Costa , Denise dos Santos , Hélida da Silva Bandeira

UF/Cidade: São Paulo – Diadema

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Período: Desde 01/2024

Instituição/Serviço: Caps infantil e atenção Básica

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS

Articulação RAPS: CAPSIJ e UBS

Articulação com outros setores: Educação


Resumo

Trazemos a experiência que tivemos na cidade de Diadema para acolher à crescente demanda relacionada ao alto número de crianças diagnosticadas com TEA (Transtorno do Especto do Autismo). Partiu-se dos marcos do desvolvimento infantil, levando em consideração as vulnerabilidades e os impactos da Pandemia de Covid-19 e da preocupação de não patologizar e mediclizar as infâncias. Diante da rede possível no município foram criados quatro núcleos de avaliação, compostos por profissionais das equipes multi da Atenção Básica e do CAPS Infanto Juvenil. Com uma metodologia única de avaliação, as crianças e suas famílias foram acolhidas e avaliadas em quatro encontros: no primeiro, crianças e famílias foram acolhidas ao mesmo tempo, porém em grupos separados. ; nos segundo e terceiro encontros as crianças ficaram com seus pares, e no último encontro a devolutiva era feita apenas para os pais.

No meio do processo, os profisionais fizeram 2 reuniões de equipe: uma para discussão dos casos e outra para elaboração dos relatórios. Ao final do processo todas as famílias recebem relatórios com orientações sobre as situações apresentdas (sintomas, atrasos, agitações e dificuldades), diagnósticos ou não, nível de suporte e local para seguir o acompanhamento. A rede também foi reorganizada para poder receber as crianças e seus famliares após esta avaliação, assim como para também encaminhar aos núcleos de avaliação. A potência do encontro a rede de atenção básica e especializada (CAPS IJ), assim como o acolhimento as famílias foram os pontos fortes do proccesso.

Imagens
Palavras-chave: acolhimento, Equipe Multiprofissional, Familia, T.E.A

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