Resumo
O Centro de Atenção Psicossocial constitui-se de um serviço de saúde de caráter aberto e participativo, que contraria-se ao Modelo Asilar, atuando como um espaço de cuidado e acolhimento, fomentador do exercício de direitos e cidadania dos usuários, bem como, o fortalecimento de espaços comunitários de convivência, promoção de saúde mental e de produção de redes de solidariedade. Neste sentido, a utilização da Oficina de Literatura é uma estratégia terapêutica que possibilita a ampliação do repertório comunicativo e expressivo dos sujeitos, auxiliando na sua formação e no seu sentimento de pertencimento no mundo.
A Oficina de Literatura do CAPS AD “Prof. Abílio da Costa-Rosa”: Um Brasil para os Brasileiros utiliza-se de leituras que conversam com as vivências dos usuários, apresentando escritores e personagens que utilizam da leitura e da escrita como uma forma de sobreviver e não adoecer. Personagens estes, que lidam diariamente com a falta de acesso aos direitos básicos, e muitas vezes estão sujeitos a serem desumanizados e desapropriados de suas próprias narrativas. Histórias compartilhadas pela grande maioria dos usuários em sofrimento relacionado ao uso de álcool, crack e outras drogas.
A indicação para participação nesta oficina é direcionada através do Projeto Terapêutico Singular, construído em conjunto com o usuário e considerando seu desejo e identificação com o hábito da leitura e escrita. Em suma, utilizar desta prática tem retomado a vontade dos usuários de ler e escrever, ampliando seu conhecimento cultural e possibilitando a inserção destes em outros territórios, como Pontos de Cultura, Bibliotecas Públicas, entre outros.