VÍNCULOS NA PRIMEIRA INFÂNCIA E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL


Autor(es): Anamaria Rodrigues Resende de Sousa, Marines de Fátima Cunha e Renata Leite Cândido de Aguiar Moreira

UF/Cidade: Minas Gerais – Araguari

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Período: Desde 07/2024

Instituição/Serviço: Saúde Mental

Público: Usuários – adultos, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Família/comunidade

Articulação RAPS: Unidades Básicas de Saúde, CEAMI

Articulação com outros setores: CRAS, Secretaria de Educação (NAI e DEPESS)


Resumo

Considerando-se a importância do vínculo materno-infantil e das relações iniciais para o desenvolvimento humano, o presente trabalho tem por objetivo narrar as vivências de um curso de Educação Permanente para profissionais da rede de cuidados de Araguari/MG focado na promoção de Saúde Mental desde a gestação e nas ações de cuidado psicossocial. Este ocorreu durante um mês, com encontros semanais e a participação intersetorial de profissionais da Saúde (Atenção Básica e CAPS Infanto-juvenil), Educação e Desenvolvimento Social. Foi ministrado por duas psicólogas, com suporte de uma terceira, tendo o referencial psicanalítico como norteador para a abordagem do tema. Para além do aprimoramento técnico, primou-se pela oferta de um espaço vivencial, acolhedor e continente, utilizando músicas, vídeos e poemas que favoreceram a partilha de experiências pertinentes aos vínculos na primeira infância e seus desdobramentos no decorrer da vida, além de relatos de suas vivências pessoais em relação à parentalidade.

Ao final, os participantes verbalizaram mudanças e impactos significativos em sua atuação ao lidarem com gestantes e famílias, principalmente ao se perceberem mais empáticos e acolhedores em suas intervenções profissionais. A trama do gestar, conceber e cuidar é extremamente complexa, delicada e desafiadora. No entanto, raramente encontra espaços para comunicação aberta e acolhimento sensível e qualificado de suas agruras, o que parece ter sido alcançado com o grupo de profissionais participantes a cada encontro. Se, como diz o provérbio africano: “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”, consideramos que essas vivências permitiram a sensibilização de uma parte importante dessa aldeia.

Mídias do projeto
Palavras-chave: Atenção Psicossocial, Colaboração Intersetorial, Educação Permanente, Políticas Públicas

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