Resumo
Projeto da equipe multidisciplinar do Hospital Santa Ana, que realiza o cuidado de pacientes em cuidados prolongados, com o propósito de ofertar recursos que possibilitem o entretenimento, minimizando os prejuízos durante o período de hospitalização. Tal processo, promove o fortalecimento e ampliação do repertório emocional frente ao processo de adoecimento, proporcionando maior adaptação ao ambiente, reduzindo medos e angústias.
Como forma de acolhimento humanizado e a fim de tornar lúdico o acesso do público infantil ao acervo literário, foi realizada um grafitti pela artista Dâm Felzke em um frigobar, doado pelo Rotary Club Porto Alegre Glória-Teresópolis, surgindo, assim, a primeira Gelotequinha, nas dependências do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual do Hospital Santa Ana. Por sermos um serviço de referência no atendimento de crianças e adolescentes com suspeita ou diagnóstico de quadros sindrômicos, atraso global do desenvolvimento, deficiência intelectual, transtorno do espectro do autismo ou aqueles que necessitem de, pelo menos, duas especialidades de reabilitação.
Faz-se necessário a criação de um espaço terapêutico coletivo, de socialização e que procure resgatar o prazer pela leitura e gerar o estímulo para a criatividade e o conhecimento. Às crianças que vivem suas infâncias em contextos tão diversos, precisam ter garantido o direito à literatura. Assim, adaptação desse dispositivo, visa oferecer um espaço que estimule o imaginário das crianças atendidas fazendo com que elas se fortaleçam e desenvolvam nos mais diferentes sentidos. Além dos benefícios da leitura como estratégia potencializadora no desenvolvimento das habilidades de comunicação, memórias e compreensão de ideias abstratas.