A efetividade das tecnologias web na educação permanente em saúde: resultados da revisão narrativa

janeiro 12, 2021 13:41

Conforme apresentado no post anterior, foram selecionados sete artigos para a revisão narrativa sobre a efetividade das tecnologias web na formação em saúde. De modo geral, os resultados demonstraram que a maior parte dos artigos foram produzidos por instituições e pesquisadores dos Estados Unidos, seguido do Canadá, Bélgica, Reino Unido, Itália, Austrália e África do Sul e somente dois envolveram a colaboração entre institutos de pesquisa em diferentes países. Ainda, três foram produzidos nos últimos cinco anos, o que demonstra uma limitação do estudo dada a evolução tecnológica neste período. Quanto a população, observou-se maior interesse por profissionais de saúde envolvidos na assistência, incluindo diferentes profissões da área. Apenas uma delas foi especificamente direcionada para médicos, e a outra incluiu médicos e enfermeiros. Entre as tecnologias investigadas estavam o E-learning, a tecnologia móvel – Mobile, a Informação eletrônica em saúde e a Videoconferência. Com exceção de uma publicação caracterizada por uma síntese qualitativa que inclui 42 estudos provenientes de três países, mas sem especificação clara dos critérios metodológicos usados, todos os demais artigos tiveram critérios bem delimitados de seleção, restritos a ensaios clínicos randomizados, ensaios clínicos randomizados controlados por cluster; ensaios clínicos não randomizados; estudos controlados antes e depois; estudos de séries de tempo interrompido e estudos quase-experimentais de alta qualidade. De acordo com padrões metodológicos consolidados por diversas instituições de pesquisa na área da saúde, as revisões incluídas apresentaram o rigor esperado para identificação de evidências científicas. Desta forma, foi possível centrar este estudo na síntese qualitativa dos achados.

Os resultados relevantes para a reflexão proposta foram organizados em três domínios centrais que dizem respeito a construção e aquisição de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

Contudo, componentes subjetivos levaram os estudos a avaliar as atitudes a partir das modificações no padrão comportamental que qualificam o desempenho profissional. Por este motivo, o domínio relacionado às atitudes foi organizado conforme o conjunto de resultados que indicam os efeitos globais da intervenção educacional e demonstram a consequência de determinadas competências no âmbito do trabalho em saúde e em resultados e desfechos clínicos. Por fim, um último conjunto de achados foram agrupados para compreensão dos efeitos do uso de diferentes metodologias de ensino aprendizagem na Educação online, que respondem ao questionamento sobre evidências que possam orientar o desenho educacional, informando critérios e aspectos que precisam ser considerados na relação entre os objetivos de aprendizagem e as referidas metodologias. Destaca-se, ainda, que para que a análise da literatura internacional, geralmente relacionada ao conceito de educação continuada, pudesse atender ao conceito de educação permanente em saúde (própria do contexto brasileiro e que está vinculada à ideia de educação situada no contexto do trabalho), foram destacados achados que diziam respeito ao potencial formativo do uso de diferentes tecnologias web nos processos relacionados ao trabalho em saúde.

De modo geral, a análise dos documentos e das conclusões e achados, sugerem que o ensino on-line pode permitir aprendizado assíncrono e autônomo, e reduzir o tempo gasto no deslocamento físico para realização de atividades de educação permanente em saúde, o que pode promover maior eficiência no investimento de recursos. No entanto, é necessário ponderar que o significado destes achados resulta da análise de intervenções curtas, com duração de uma hora e meia em média, concentrando-se na avaliação do conhecimento como principal resultado. Nesse sentido, faltam dados relativos a cursos e processos de formação mais longos, e também a consideração do tempo utilizado em estudos autônomos. Em especial, há ausência de informações e estudos sobre a retenção de aprendizagem e sua transferência para ambientes de trabalho, particularmente os de natureza assistencial, o que também é relevante para melhoria da efetividade educacional no contexto da educação permanente em saúde.

“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado e produzido por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Francini Lube Guizardi e Juliana Sangoi, no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”


joseema janeiro 12, 2021 13:41




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