Nova fase de validação da matriz: criando as condições para uma análise crítica da ferramenta

janeiro 14, 2021 11:29

A meta 2 tem como objetivo produzir uma matriz que apoie a qualificação das ofertas educativas na web, permitindo uma maior colaboração e troca de experiências no âmbito do Sistema Único de Saúde. Neste sentido, após a produção da primeira versão da matriz, ela foi submetida a três etapas de validação. A primeira, dividida em duas sub-etapas, foi realizada em 2017 e em 2018 com o intuito inicial de testar a aplicação da matriz e aprimorá-la. Esta ação foi iniciada com a aplicação do instrumento na avaliação dos módulos educacionais do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS). Na sequência, e ainda como parte da primeira etapa, foi feito um segundo teste com a finalidade de usar o instrumento e experimentar a aplicação dos critérios, elaborando recomendações de melhorias. A segunda etapa de validação foi realizada em 2019. Neste momento, uma versão já atualizada da matriz foi aplicada em diferentes ofertas de cursos da UNASUS, de forma a perceber se os critérios indicados na matriz correspondiam à avaliação dos estudantes e profissionais de saúde (os usuários) Por último, na terceira fase, os resultados obtidos na aplicação da matriz na etapa anterior foram apresentados à especialistas em desenvolvimento de cursos e webdesign, revelando a necessidade de ajustes finais, a fim de tornar o instrumento mais simples e eficaz do ponto de vista da sua aplicação.

Este e o próximo texto tratam da segunda fase de testes (e conclusão) da primeira etapa de validação da matriz. Para tanto, a versão elaborada após os testes no AVASUS foi aplicada na avaliação do curso de Capacitação para utilização do sistema Hórus, desenvolvido pela Escola Fiocruz de Governo. A avaliação do curso ocorreu entre os meses de julho e agosto de 2018. A fim de tomar a avaliação como um processo capaz de dar subsídios para o aprimoramento do módulo avaliado, o método de validação usado incluiu três momentos. O primeiro foi dedicado aos preparativos para a validação – como solicitação de acesso ao módulo, pactuações e definições do plano de trabalho com a equipe responsável pela oferta. O segundo foi o momento com foco na execução dos testes, ou seja foi dedicado ao preenchimento da matriz. Ainda, nesta etapa foi elaborado um relatório e feita a devolutiva dos resultados à equipe responsável pela oferta educacional. Por fim, a terceira etapa contemplou os ajustes e encaminhamentos necessários para a segundo etapa de testes da matriz, junto dos usuários.

A matriz de avaliação aplicada ao curso foi estruturada em duas partes. A primeira, em formato de checklist (fechado), contém os critérios e diretrizes para verificação se o módulo cumpre ou não cumpre os itens apresentados. Todas as diretrizes, independentemente do status de seu cumprimento, foram brevemente comentadas. Cada critério apresenta um conjunto de diretrizes, marcados de três formas distintas:

  • Diretriz cumprida: Marcação na cor verde com o símbolo ( );
  • Diretriz não cumprida: Marcação na cor vermelha com o símbolo (▪);
  • Diretriz parcialmente cumprida ou que não se aplica efetivamente ao módulo em avaliação: Marcação na cor azul com o símbolo (○).

Na avaliação deste módulo, foi adicionado uma segunda parte, um campo aberto para a organização de tópicos discursivos a fim de construir para uma análise crítica dos aspectos ressaltados. Neste campo são intitulados “Pontos fortes” e “Pontos fracos”, para que o avaliador exponha elementos de caráter crítico e propositivo, considerando cada critério, como apresentado na estrutura abaixo:

Exemplo de preenchimento do checklist da matriz e com os campos abertos, relacionados aos Pontos fortes e fracos.

No próximo texto serão retomados os critérios e seus objetivos e, com base na avaliação do curso de Capacitação para utilização do sistema Hórus, as recomendações de melhorias.

“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado e produzido por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Karina Fernandes dos Santos com orientação de ????, no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”


joseema janeiro 14, 2021 11:29




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