A importância de um protocolo de preenchimento e sistematização dos resultados da validação

janeiro 14, 2021 11:45

Sendo a matriz, com seus critérios e diretrizes, um instrumento que visa apoiar os gestores e técnicos na elaboração de módulos educacionais mais dinâmicos, interativos e com melhores resultados. é importante recordar a sua estrutura de elaboração. Tendo como eixos teóricos centrais os campos da Ergonomia, da Educação a Distância e da Educação em Saúde, a matriz foi construída como forma de levantar diferentes critérios que interferem na qualidade dos cursos ofertados, em especial aqueles que visam atender à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Deste modo, a análise da literatura nesses três eixos revelou como critérios mais relevantes para o contexto de capacitação de profissionais de saúde, a colaboração, a interação, a aprendizagem significativa e a problematização das práticas. 

Assim, esses critérios de maior importância e de maior frequência para cada das dimensões foram agrupados e comparados, servindo como fundamentação para os 29 critérios que constituem a ferramenta. Cada critério carrega consigo objetivos centrais e diretrizes específicas.

Esses critérios e objetivos revelam a complexidade envolvida na elaboração de módulos EAD na área da saúde e demonstram a importância de se analisar, em cada módulo, aspectos como o percentual de cumprimento dos critérios, bem como o score das diretrizes associadas a eles. Ainda, e principalmente, de desenvolver um método que sintetize os resultados da validação após o preenchimento da matriz. Neste sentido, o principal contributo desta etapa de validação foi criação de um “protocolo” (como apresentado no texto anterior) de preenchimento e sistematização dos resultados da avaliação, criando processos de trabalho e, assim, levantando as complexidades associadas à aplicação da matriz. A partir desse teste, foram propostos outras ferramentas adicionais, em forma de tabelas, com a finalidade de apresentar, graficamente, um resumo de aspectos como o percentual de cumprimento, o detalhamento quantitativo dos critérios mais e menos cumpridos e os principais aspectos da análise de cada critério, bem como as recomendações. Desta forma, nesta etapa iniciou-se a elaboração de um tutorial para apoiar os avaliadores (gestores e técnicos responsáveis pela qualificação das ofertas) na aplicação e organização dos resultados. 

Nas próximas etapas de testes a matriz será avaliada segundo o olhar de estudantes e desenvolvedores de cursos. Em cada etapa, assim como nesta, serão levantados pontos de melhoria para o instrumento, recomendações de ajustes e formas de simplificar ainda mais a matriz.

“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado e produzido por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Karina Fernandes dos Santos com orientação de ????, no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”


joseema janeiro 14, 2021 11:45




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