Da internet às ofertas de educação à distância em saúde: os preparativos para entender a efetividade das tecnologias neste contexto

janeiro 12, 2021 13:28

O crescimento da internet nos últimos 15 anos possibilitou o aumento de cursos online. Essa nova realidade vigente permitiu superar um dos grandes desafios da capacitação de profissionais de saúde: disponibilizar ofertas para os quatro cantos do Brasil. Foi assim que nasceu, em 2010, a Rede UNA-SUS, que oferece gratuitamente cursos EAD na área de saúde. Dentre as mais de 250 ofertas, com cerca de 2 milhões de matrículas e o envolvimento de 98% dos municípios brasileiros, estão cursos de EPS em diferentes modalidades, como extensão, aperfeiçoamento, especialização e mestrados profissionais.

Contudo, embora muito se afirme sobre as possibilidades de democratização e alargamento do acesso pelo uso das tecnologias Web, a questão da efetividade dessas formações é um tema que precisa ser levantado e questionado. A efetividade pode ser compreendida como o efeito real de uma intervenção considerando a complexidade de organização das práticas de saúde. Desta conceitualização surgem alguns questionamentos:

  • Em comparação com modelagens tradicionais, existem diferenças no desempenho e aprendizagem dos estudantes?
  • Como estas tecnologias podem apoiar ações de EPS?
  • Como selecionar qual tecnologia utilizar, dentre as variadas opções, conforme a especificidade dos objetivos de aprendizagem almejados?
  • Quais variáveis intervém, positiva ou negativamente, em processos formativos mediados por tecnologias WEB?

Para responder a estas indagações e atender ao objetivo central de identificar evidências científicas sobre a efetividade de tecnologias digitais em processos de educação permanente na área da saúde, foi realizada uma revisão narrativa sobre o uso das tecnologias na saúde, priorizando, pelo rigor metodológico, a coleta e análise de dados provenientes de revisões sistemáticas. A coleta foi realizada entre abril e junho de 2018, considerando produções entre 2008 e 2018. Para a elaboração da pergunta de pesquisa foi adotada a estratégia PICO, cujo acrônimo representa (P)aciente ou problema, (I)ntervenção, (C)omparação e (O)utcomes ou desfechos. Essa estratégia visou levantar os critérios de inclusão e exclusão, conforme imagem a seguir:

A partir da pergunta de pesquisa – Quais são as evidências científicas sobre a efetividade das tecnologias WEB na educação permanente de profissionais de saúde? – foram selecionados descritores e palavras chaves nos idiomas português; espanhol e inglês aplicados nas bases de dados da BVS, Pubmed, Embase, Cochrane, e Web of Science. 

Como resultado das buscas nas bases, foram encontrados um total de 286 artigos.  Na sequência, este material foi inserido no Mendeley para eliminação de duplicidade. Assim, foram excluídos 63 artigos. Dos 223 restantes, foi feita a análise de títulos e resumos conforme critérios, o que resultou em 80 textos para leitura flutuante e sistematização segundo três categorias operatórias:

  • Dados gerais: Autores; Título;  Instituição de Publicação; País; Região/Estado (banco de dados nacional); Resumo; Objetivo Geral; Link artigo em PDF;
  • Sobre o local da publicação: Data leitura; Periódico; Ano publicação;
  • Sobre a formação, pesquisa ou produto apresentado: Dimensão educação permanente em saúde (EPS) em análise; Público-alvo; Tecnologias Web; Resultados e Efeitos.

Após a análise conforme as categorias, foram selecionados 21 artigos, inseridos no Atlas.ti para leitura integral. Por fim, esta última etapa resultou em 7 revisões sistemáticas que contemplam integralmente os critérios de inclusão previamente estabelecidos.

No próximo post serão apresentados os resultados da análise destes artigos e as conclusões sobre a efetividade das tecnologias na formação em saúde.

“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado e produzido por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Francini Lube Guizardi e Juliana Sangoi, no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”


joseema janeiro 12, 2021 13:28




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