janeiro 12, 2021 13:21
Traçar um panorama nacional e internacional de instituições e experiências inovadoras na educação profissional em saúde, apoiadas no uso de TIC e nas diversas modalidades de EAD está entre os objetivos centrais da Meta 1. Para atendê-lo e criar aproximações com outras realidades e experiências, um dos produtos levantados incluía a visita a uma instituição estrangeira que se destacasse no ensino online e híbrido. Por este motivo, em janeiro de 2020 foi feita uma visita técnica à Western Ontario University (WOU), especialmente na Schulich School of Medicine & Dentistry (SSMD), no Canadá.
A visita à instituição canadense teve como base o desenho de um mapa do ensino à distância e híbrido neste país, das estratégias adotadas pela instituição neste segmento de ensino e uma parceria entre Kellen Gasque, pesquisadora da Fiocruz responsável pela visita e o Professor Kem Rogers, Diretor do Comitê de Avaliação de Construção da Schulich School of Medicine & Dentistry (SSMD), e que possui foco de pesquisa na condução e distribuição da Educação à Distância, especialmente relacionada com as Ciências Anatômicas e em Saúde.
Durante a visita com duração de duas semanas, a pesquisadora participou de reuniões e visitou diferentes espaços da universidade, o que permitiu a interação com estudantes, docentes e técnicos de diferentes áreas. As atividades foram iniciadas por uma apresentação da pesquisadora sobre o trabalho da Fiocruz aos professores da SSMD, dentre eles o professor Kem Rogers. Na sequência, foram feitas reuniões com a professora Nicole Campbell, que trabalha com metodologias ativas na instituição, utilizando a sala WALS (sala interativa, na qual os estudantes dividem-se em grupos, permitindo utilizar diferentes metodologias, como por exemplo a Aprendizagem Baseada em Equipes, a Problematização, a Sala de Aula Invertida, dentre outras) e integrando o Centro de Ensino e Aprendizagem. Esta reunião possibilitou a participação da pesquisadora da Fiocruz, em uma aula na sala WALS. Durante todas as experiências, o professor Kem Rogers acompanhou a pesquisadora, inclusive na visita ao Centro de Recursos de Tecnologia Instrucional, sob a condução do especialista em Tecnologias de Ensino à Distância, Adam Pypstra. Gasque foi introduzida às formas de produção dos cursos ofertados na modalidade à distância, ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, e à maneira como são geradas as demandas e as fontes de financiamento. Posteriormente, conheceu também a área de produção, onde estão os equipamentos de áudio, vídeo, mixagem e o estúdio de gravação.
Um dos encontros entre Gasque e Rogers ao longo da visita foi dedicado à apresentação dos questionários de abertura e fechamento dos cursos autoinstrucionais da UNA-SUS, uma vez que eles são utilizados na aplicação da matriz avaliativa. Assim, algumas sugestões foram levantadas a partir desta reunião:
Por fim, a pesquisadora da Fiocruz teve acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – o Echo360 – e aos cursos gerenciados por Rogers e pode, ainda, participar de encontros semanais da SSMD, que à semelhança de saraus ou happy-hours científicos, reúnem alunos e docentes para discutirem sobre projetos, de maneira descontraída e integrada.
Como resultado geral da visita, foi possível observar que a SSMD realmente procura a abertura para estudantes internacionais, recebendo estudantes do mundo todo. Contudo, se comparada à experiência da Fiocruz, em especial da UNA-SUS e do NEAD, a SSMD ainda adota um formato de EAD que na classificação brasileira seria de terceira geração (a primeira que utiliza da internet e de ambientes virtuais de aprendizagem), enquanto os os cursos ofertados pelo NEAD e UNA-SUS estariam na quarta e quinta gerações, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para gerar interação e colaboração, tornando o aprendiz corresponsável por seu processo de aprendizagem. Algo que não é estimulado ou trabalhado nas experiências observadas durante a visita. De toda forma, a visita traduziu-se em uma grande oportunidade de reconhecer os avanços brasileiros e apresentar a experiência nacional da EAD na saúde.
“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado e produzido por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma visita técnica realizada por Kellen Cristina da Silva Gasque, no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”
joseema janeiro 12, 2021 13:21