janeiro 12, 2021 13:12
Com o objetivo de identificar as concepções e aplicações da técnica de trilhas de aprendizagem associadas ao e-learning e aos cursos tipo MOOC, o segundo estudo foi realizado a partir da análise dos 18 documentos selecionados pela Fórmula 2 (conforme apresentado no primeiro texto desta temática). Deste material, 15 eram relacionados à experiências empíricas e 3 a reflexões teóricas. A análise permitiu observar que os desenvolvedores de cursos reconhecem as trilhas de aprendizagem como formas de adaptação dos ambientes virtuais às experiências e padrões de acesso dos participantes. Isto quer dizer que, considerando o quantitativo de dados rastreáveis nas plataformas, à medida que os participantes navegam e acessam os recursos e atividades dos cursos, os desenvolvedores coletam e analisam os rastros, com a finalidade de oferecer uma aprendizagem personalizada e reduzir os custos do desenvolvimento e implementação das ofertas.
Esta coleta e análise de rastros é feita a partir da técnica de mineração de dados, que implica a ações dos cursistas realizadas dentro dos módulos do site possibilitando prever o comportamento de navegação dos participantes. Do ponto de vista educacional, o que se observou na análise dos documentos foi um investimento potencial em algoritmos, softwares e sistemas de inteligência artificial para planejamento dos cursos baseados em trilhas, o que possibilita o desenvolvimento de ofertas capazes de se adaptar e projetar outros objetos de aprendizagem que funcionem como a ajuda pedagógica para atender às necessidades específicas do participante. Ainda, as experiências analisadas revelaram o investimento em projetos de ensino que devem responder às necessidades dos profissionais por flexibilidade nos estudos online e por conteúdos contextualizados aos desafios reais.
Desta forma, a leitura atenta do material coletado para o estudo 2 permitiu dar ênfase a duas categorias distintas nos cursos e-learning. A primeira destaca os sistemas informatizados e algoritmos empregados para identificar os estilos de aprendizagem e tipos e padrões de participação na plataforma, e a segunda com ênfase na construção pedagógica das trilhas de aprendizagem a partir das escolhas e trajetórias individuais. Assim, na primeira categoria, o conceito de trilhas de aprendizagem refere-se à sequência de recursos que o sistema fornece para auxiliar a aprendizagem. Tal oferta é realizada de acordo com as preferências do participante, considerando o perfil dele e o comportamento de navegação a partir das escolhas e decisões que realiza. Já na segunda, o conceito de trilhas refere-se a um conjunto de recursos e ferramentas na web que apoiam a aprendizagem de conceitos específicos, aprimorando, amplificando e orientando o desenvolvimento cognitivo dos participantes.
Dentre os resultados preliminares levantados a partir da análise de ambas categorias é possível destacar que:
Como conclusão final do trabalho, o cruzamento dos resultados deste e do primeiro estudo (clique aqui para ler) permite afirmar que as tecnologias e o e-learning (enquanto formas de ensino e aprendizagem apoiadas por recursos eletrônicos, ocorrendo dentro ou fora da sala de aula presencial) estão cada vez mais presentes na educação à distância dos profissionais de saúde. A pesquisa, pondera, entretanto, que antes da tecnologia, a proposta pedagógica é a base para a produção dos cursos sendo que o uso de ferramentas tecnológicas tem a função importante de ampliar a experiência de aprendizagem e não reduzir o alcance dos objetivos de aprendizagem.
A partir da análise de todos os documentos selecionados, observa-se que as trilhas de aprendizagem podem ser implementadas tanto em nível de recursos/objetos de aprendizagem na plataforma, quanto em nível de currículo, sendo que na literatura esta última é mais rara, certamente porque envolve custos mais elevados, maior liberdade institucional e gera maior impacto nas questões administrativas da instituição, como a certificação.
Desse modo, considera-se que ainda há poucos estudos que integram o desenvolvimento de metodologias baseadas em gestão de trilhas de aprendizagem no e-learning para todas as áreas, pois não foram encontrados estudos na área de saúde que apresentam dados sobre modelos curriculares e certificação no e-learning. Investir em desenhos metodológicos que possam agregar a dimensão curricular e a certificação por trilhas de aprendizagem como projeto experimental poderá consolidar, futuramente, novos formatos de e-learning capazes de suprir as necessidades dos novos tempos de pós-pandemia da área de educação permanente em saúde.
“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Wilsa Maria Ramos com coordenação de Francini Lube Guizardi, no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”.
joseema janeiro 12, 2021 13:12