Fatos sobre os espaços virtuais de formação em saúde: a produção do infográfico como resultado do primeiro mapeamento de iniciativas do MS
janeiro 14, 2021 13:21
O primeiro mapeamento de iniciativas educacionais virtuais, ofertadas pelo Ministério da Saúde já foi descrito aqui em dois posts. O primeiro apresentou a construção da primeira versão do instrumento de identificação das ofertas e o segundo com os primeiros resultados levantados. A partir desta entrega, identificou-se a necessidade de desenvolver uma peça comunicativa que ajudasse a compreender de forma mais simples as etapas de elaboração deste trabalho e seus resultados. Assim, neste post, a proposta é apresentar como foi a experiência de construção do infográfico intitulado: “7 Fatos sobre os Espaços Virtuais gratuitos de formação dos Profissionais de Saúde oferecidos pelo Ministério da Saúde”. Desenvolvido em novembro de 2017, o infográfico traduz uma sequência cronológica das comunicações entre as pesquisadoras do grupo entre o período de maio e novembro deste mesmo ano.
Deste modo, o infográfico que se vê a seguir foi construído cumprindo-se as seguintes etapas e períodos. Primeiro, em maio de 2017, com a entrega do relatório de pesquisa com aplicação do instrumento de mapeamento das iniciativas e listagem de ofertas dos cursos, foi feita uma análise do produto como um todo, incluindo sua articulação com a meta 3. Na sequência, foi elaborada uma proposta e levantados os dados necessários para o infográfico. No mês de agosto, a proposta foi aprovada pela coordenação do LEMTES. Na terceira fase, em setembro de 2017, os dados dos tópicos 2 e 3 do infográfico foram entregues e no mês seguinte, em agosto, foi produzida e entregue a primeira versão do infográfico com os espaços que necessitavam ainda de informações a serem preenchidas. Nesta etapa foram, também, produzidos os dados dos itens 4, 5, 7 e 8 a partir de nova busca, criação de tabela para categorização, definição de categorias, leitura e releitura das informações/ementas/descrição de cada curso, contagem e síntese de resultados e cálculo das frequências relativas. Na sequência, iniciou-se o processo de revisão do infográfico. A versão final, depois de 4 anteriores que passaram por diversas validações e ajustes, foi entregue em novembro de 2017.
“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado e produzido por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Argus Tenório e Stephanie Coomans com orientação de Francini Guizardi, no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”