A cultura digital das redes possui como uma das suas grandes identidades: o compartilhamento, a distribuição de informação e a parceria entre os indivíduos. Dentro de um universo imenso de possibilidades que a internet nos traz é preciso fazer conexões com pessoas, ideias e projetos para expandir o conhecimento e inovar. Além disso, Vani Kenski (USP) ressalta neste vídeo que diante de tantos conhecimentos espraiados e dispersos na rede não basta aplicar filtros, validar e avaliar conteúdos: é preciso se engajar com outros grupos para criar e inovar.
A ideia de estar junto e de compartilhar interesses e esforços são as molas propulsoras da produção do conhecimento em rede. Nenhum projeto ou processo colaborativo se desenvolve sem que as pessoas tenham empatia, compaixão, comprometimento e uma liderança distribuída. A professora Vani Kenski (USP) diz que cada um deve assumir o seu papel no projeto e todos, juntos, o levam adiante. Nenhum pesquisador adota mais a postura de isolamento (do século passado) dentro de uma pesquisa em tempos de Internet.