Metodologia para o estudo da gamificação na saúde e seleção dos artigos

dezembro 16, 2020 23:25

Com a finalidade de apresentar o estado da arte dos estudos de gamificação sobre o ensino on-line para profissionais de saúde – cujas bases teóricas foram apresentadas no post anterior – tem como objetivos identificar e analisar experiências de aplicação da gamificação na formação da saúde em âmbito nacional e internacional. Para tanto, a pesquisa foi realizada conforme as seguintes etapas:

1.      formulação da questão para a elaboração da revisão integrativa da literatura;

2.      especificação dos métodos de seleção dos estudos;

3.      procedimento de extração dos dados;

4.      avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa da literatura;

5.      fichamento dos estudos incluídos.

Assim, como primeiro passo, a revisão teve como questão norteadora: quais as práticas e pesquisas realizadas no âmbito da gamificação no ensino on-line direcionadas para profissionais da saúde podem ser evidenciadas nos últimos 10 anos?

A revisão integrativa foi realizada entre os dias 25 de janeiro e 25 de fevereiro de 2020. Foram pesquisadas as bases de dados: SciELO, ERIC, Scopus, ScienceDirect, Google Acadêmico, Web of Science, PubMed, Portal de Periódicos CAPES.

Para a realização das buscas nas fontes de pesquisa foram usadas como palavras-chave: “health”, “e-learning” “gamification” em intersecção. Foram utilizados como critérios de inclusão: (a) artigos sobre experiências no âmbito da gamificação no ensino on-line para profissionais da saúde; (b) revisões de literatura ou sistemáticas sobre o tema; (c) publicações realizadas entre os anos de 2010 a 2020; (d) ter acesso aberto ao texto e (e) título e/ou resumo contendo as palavras-chave. Foram excluídos do estudo artigos repetidos ou que não cumpriam os critérios de inclusão.

A pesquisa nas bases de dados foi realizada cumprindo-se três fases, conforme o quadro a seguir:

Na primeira fase da busca foram encontrados 1.162 artigos, na segunda, após a leitura dos títulos e resumos, conforme os critérios de inclusão e exclusão, esse número foi reduzido para 28 textos. Na terceira fase, foram definidas as seguintes perguntas para avaliar a qualidade dos materiais:

Após a leitura completa dos textos e a análise de qualidade, foram excluídos do estudo aqueles artigos que responderam negativamente às perguntas. Assim, foram selecionados 15 artigos para o estudo. Foi então realizado o fichamento desses artigos a fim de criar as condições para a análise das experiências de gamificação na formação dos profissionais de saúde. O próximo post será dedicado à apresentação da análise feita com base no fichamento dos artigos.

“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado e produzido por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Gleice Assunção da Silva com orientação de Francini Lube Guizardi, no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”


joseema dezembro 16, 2020 23:25




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