Metodologia para o estudo da gamificação na saúde e seleção dos artigos
dezembro 16, 2020 23:25
Com a finalidade de apresentar o estado da arte dos estudos
de gamificação sobre o ensino on-line para profissionais de saúde – cujas bases
teóricas foram apresentadas no post anterior – tem como objetivos identificar e
analisar experiências de aplicação da gamificação na formação da saúde em
âmbito nacional e internacional. Para tanto, a pesquisa foi realizada conforme
as seguintes etapas:
1.formulação da questão para a elaboração da
revisão integrativa da literatura;
2.especificação dos métodos de seleção dos
estudos;
3.procedimento de extração dos dados;
4.avaliação dos estudos incluídos na revisão
integrativa da literatura;
5.fichamento dos estudos incluídos.
Assim, como primeiro passo, a revisão teve como questão norteadora:
quais as práticas e pesquisas realizadas no âmbito da gamificação no ensino
on-line direcionadas para profissionais da saúde podem ser evidenciadas nos
últimos 10 anos?
A revisão integrativa foi realizada entre os dias 25 de
janeiro e 25 de fevereiro de 2020. Foram pesquisadas as bases de dados: SciELO,
ERIC, Scopus, ScienceDirect, Google Acadêmico, Web of Science, PubMed, Portal
de Periódicos CAPES.
Para a realização das buscas nas fontes de pesquisa foram
usadas como palavras-chave: “health”, “e-learning” “gamification” em
intersecção. Foram utilizados como critérios de inclusão: (a) artigos sobre
experiências no âmbito da gamificação no ensino on-line para profissionais da
saúde; (b) revisões de literatura ou sistemáticas sobre o tema; (c) publicações realizadas entre os anos de 2010 a 2020; (d) ter
acesso aberto ao texto e (e) título e/ou resumo contendo as palavras-chave.
Foram excluídos do estudo artigos repetidos ou que não cumpriam os critérios de
inclusão.
A pesquisa nas bases de dados foi realizada cumprindo-se
três fases, conforme o quadro a seguir:
Na primeira fase da busca foram encontrados 1.162 artigos,
na segunda, após a leitura dos títulos e resumos, conforme os critérios de
inclusão e exclusão, esse número foi reduzido para 28 textos. Na terceira fase,
foram definidas as seguintes perguntas para avaliar a qualidade dos materiais:
Após a leitura completa dos textos e a análise de qualidade,
foram excluídos do estudo aqueles artigos que responderam negativamente às
perguntas. Assim, foram selecionados 15 artigos para o estudo. Foi então
realizado o fichamento desses artigos a fim de criar as condições para a
análise das experiências de gamificação na formação dos profissionais de saúde.
O próximo post será dedicado à apresentação da análise feita com base no
fichamento dos artigos.
“Este é um texto de divulgação científica que adota uma
estética jornalística. Foi editado e produzido por Juliana Vargas com o
objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Gleice Assunção da
Silva com orientação de Francini Lube Guizardi, no âmbito do Projeto Avaliação
e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”