janeiro 12, 2021 11:21
As trilhas de aprendizagem dizem respeito ao percurso e as experiências individuais dos participantes nos cursos e-learning. Entretanto, compreender os interesses individuais na área de educação permanente dos profissionais da saúde levanta alguns desafios relacionados à forma de associar as experiências dos participantes às novas modelagens dos currículos e seu impacto nos processos de certificação, tanto da aprendizagem quanto das competências. Assim, um bom desenho técnico-pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – sobre as quais estas ofertas e-learning se apoiam – inclui a adoção de metodologias que considerem os perfis diferenciados dos participantes, seus interesses e motivações, situados em um contexto que exige formação ao longo da vida. No que se refere à educação permanente em saúde, em especial na formação de profissionais de saúde, é necessário criar um mapa que permita observar as metodologias, estratégias e aplicações das trilhas de aprendizagem.
De forma a atender aos objetivos da Meta 1, este trabalho propõe criar condições para que as instituições responsáveis pela educação permanente dos profissionais de saúde possam planejar a formação em uma perspectiva sistêmica, político-pedagógica e teórico-prática, com foco no trabalho em saúde e no exercício da cidadania, apoiada nas melhores práticas e experiências. Ainda, busca-se apresentar protocolos para o e-learning baseado em conteúdos, metodologias e estratégias de relevância social para o contexto da saúde, resultando em uma aprendizagem significativa de saberes técnicos, científicos e éticos.
Neste primeiro de três posts sobre a temática, serão apresentados os procedimentos metodológicos sobre os quais a pesquisa de apoiou para a busca, coleta e análise dos dados. Para tanto, este trabalho foi desenvolvido a partir das seguintes perguntas:
O estudo tem como objetivo geral identificar e analisar experiências de e-learning para a formação continuada dos profissionais de saúde articuladas ao uso das trilhas de aprendizagem, modelos curriculares e processos de certificação. Dividido em dois estudos, o primeiro vai analisar o panorama das produções científicas, suas metodologias e estratégias educativas de uso do e-learning empregados na educação permanente. O segundo propõe-se identificar as concepções e aplicações da técnica de trilhas de aprendizagem associadas ao e-learning.
Metodologia
O trabalho baseia-se numa revisão integrativa. Assim, a revisão divide-se em seis passos, com a finalidade de selecionar as bases de dados, os termos de buscas, a organização dos documentos e a preparação do corpus de análise da pesquisa.
A primeira etapa, dedicada à seleção das bases, foi realizada no Portal de Periódicos da CAPES. Para ser incluída no estudo, as bases deveriam (1) apresentar os documentos na área de ensino relacionados à área de saúde; (2) possuir sistema de busca que permitisse o uso de expressões lógicas ou mecanismos equivalentes por meio de opções de buscas avançadas; (3) permitir a realização da busca no texto do título, resumo e assunto, ademais de apresentar filtros como tema, tipo de documento, periodicidade, etc; (4) permitir que os mecanismos de buscas apresentassem os mesmos resultados no conjunto de expressões e descritores booleanos utilizados, dentro do marcador temporal; (5) selecionar os documentos em três idiomas: português, inglês e espanhol. Como resultado, chegou-se a duas bases: a SCOPUS, por fazer a indexação de outras bases interdisciplinares como Scielo e British Computer Society e a BVS, por tratar de um portal regional indexador de outras bases importantes no campo da saúde como a Medline e a Lilacs.
Na sequência, para a seleção dos termos de levantamento dos documentos foram realizados testes rápidos com algumas expressões a fim de identificar os principais termos ou palavras-chaves mais empregados na literatura, no idioma em inglês. A partir dessa primeira busca, foram selecionados dois textos de referência que ajudaram a delimitar tanto os termos que representam a população (health professional” OR “health care” OR “health care education) a ser pesquisada, quanto os termos que representam a intervenção (e-learning” OR “distance education” OR “online education” OR “online course” AND “learning path” OR “learning itinerary” OR “learning route” OR “learning workflow” OR “learning paths” OR “learning itineraries”), ou seja, que delimitam o foco da pesquisa dentro da população. A busca dos documentos foi delimitada para contemplar os anos 2015 a 2020. Em complemento ao critério temporal, optou-se por filtrar os documentos nas bases voltados às ênfases no ensino e afins, bem como por filtrar os termos de buscas nos campos título, resumos e assunto.
As primeiras buscas com o uso dos termos indicados, mesmo alternando-os, não apresentaram resultados esperados. Sendo assim, optou-se por dividir os termos em fórmulas que pudessem também cumprir o objetivo geral pesquisa. A partir dessa decisão, os termos foram sendo ajustados e balanceados até que produzissem novos agrupamentos com dados mais interessantes. As fórmulas foram as seguintes:
Com a aplicação das fórmulas chegou-se a um total de 287 documentos. Posteriormente, os resultados da fórmula 1 e 3 foram agrupados para responder ao objetivo do Estudo 1, e os resultados da fórmula 2 para responder ao objetivo do Estudo 2. Assim, na quinta etapa do trabalho, foram realizadas duas triagens para selecionar os documentos, começando pela leitura exploratória dos 287 documentos, com a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Os critérios foram elaborados de acordo com os objetivos de cada estudo. Deste modo, o estudo 1 teve como critérios de inclusão, documentos que apresentavam reflexão ou planejamento ou descrição das experiências de e-learning na formação dos profissionais da saúde; e de exclusão, os documentos que colocavam ênfase no b-learning e mobile learning ou na comparação e-learning com face to face e, ainda, aqueles que não explicavam a formação dos profissionais da saúde no e-learning em termos pedagógicos (intencionalidade, metodologia, recursos). No que diz respeito ao estudo 2, foram considerados critérios de inclusão, documentos que apresentavam os modelos pedagógicos do e-learning baseados em trilhas de aprendizagem; e de exclusão, os documentos que não apresentavam a descrição da proposta pedagógica no e-learning baseada em trilhas de aprendizagem, bem como aqueles que não apresentavam informações sobre os desdobramentos das trilhas de aprendizagem no currículo e/ou certificação. Neste momento, excluiu-se também, em ambos casos, os documentos que não tinha acesso aberto, que não estavam disponíveis em português, inglês ou espanhol e, ainda, aqueles caracterizados por relatórios técnicos que fugiam ao escopo da pesquisa. Portanto, na triagem 1 foram excluídos 190 documentos e incluídos 97 documentos. Na segunda triagem foram aplicados os mesmos critérios de inclusão e exclusão a partir da leitura integral dos documentos. Do total de 97 documentos, foram então selecionados 51 para a etapa de análise. Deste modo foram traduzidos e fichados, priorizando os seguintes dados:
A partir da leitura e fichamento dos documentos incluídos, foram encontradas quatro categorias de trabalhos. Os estudos empíricos foram os mais recorrentes, seguido dos trabalhos de reflexão teórica, relatórios técnicos e revisão de literatura. No próximo texto serão apresentados os resultados qualitativos e a análise dos dados relacionados ao primeiro estudo sobre o Panorama dos estudos nacionais e internacionais sobre o e-learning e suas metodologias e estratégias voltadas à educação dos profissionais da saúde.
“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado e produzido por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Wilsa Maria Ramos com coordenação de Francini Lube Guizardi, no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”
joseema janeiro 12, 2021 11:21